Rádio de papelão traz benefícios ao meio-ambiente e à saúde
O britânico Christopher McNicholl aproveitou de sua criatividade e consciência ecológica para desenvolver o Cardboard Radio. Um simples, mas genial rádio feito de papelão.
Radio Cardboard é um aliado ao meio-ambiente (Foto: Divulgação)
O Cardboard custa aproximadamente R$ 40,00
O rádio tem design simples, inspirado nos antigos rádios dos anos 60. Christopher pegou os elementos básicos de um rádio convencional, e integrou esses componentes em uma caixa de papelão previamente adaptada para o formato do rádio, com espaços para o alto-falante e controles de volume e sintonia de estações.
Cardboard (Foto: Divulgação)
Toda a sua estrutura interna foi feita para que o usuário conte com as funções básicas de um rádio convencional. E, em caso de quebra de algum componente interno do rádio, ou se o mesmo tiver a sua vida útil encerrada, você pode simplesmente trocar a placa interna do rádio, aproveitando a caixa externa de papelão. A regra de reciclagem vale para a própria caixa externa: se ela se deteriorar com o tempo, é só comprar outra, e continuar a usar o rádio normalmente.
Além disso, o papelão é um material reciclável, ou seja, mesmo que você resolva se desfazer completamente do rádio, o seu material pode ter um fim mais eficiente, com um menor impacto ambiental. É o tipo de produto que merece destaque, não só por ser uma solução simples e prática para quem quer ouvir música ou notícias, mas principalmente por ir um passo além, ajudando a preservar o planeta.
Além da vantagem ecológica, o Cardboard Radio possui um conector para iPhone/iPod, permitindo que você ouça as músicas de sua playlist através do alto-falante integrado do rádio. É claro que a qualidade final do som e a recepção das estações de rádio podem ficar comprometidas, mas ainda assim, é um produto que merece seu destaque pela proposta apresentada.
O Cardboard Radio custa US$ 25.