sábado, 20 de agosto de 2011

Secretaria do Meio Ambiente de SP proíbe queima de palha da cana-de-açúcar...temporariamente! Pergunto: Pra que ainda precisa queimar (poluir), com tanta tecnologia limpa disponível?


16/08/2011 10:35

Secretaria do Meio Ambiente de SP proíbe queima de palha da cana-de-açúcar também à noite

Medida foi tomada devido à baixa umidade do ar

AGÊNCIA ESTADO





A queima da palha da cana-de-açúcar, necessária para a colheita manual da cultura, está suspensa em 124 municípios paulistas, por determinação divulgada nesta segunda, dia 15, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente.

A medida ocorre quando a umidade do ar cai abaixo de 20% durante o período das 12h às 17h. A proibição da queima, que já vigora entre 6h e 20h entre 1º de junho e 30 de novembro, fica assim ampliada para o período noturno nessas cidades, a maioria nas regiões Oeste e Norte do Estado de São Paulo.

Segundo a Cetesb, a umidade média chegou a 15% em Votuporanga e em Guarani D'Oeste, ambas na região administrativa de São José do Rio Preto (SP), durante a tarde. Além dos municípios, a queima da palha da cana-de-açúcar está proibida durante todo o dia por determinação judicial nas lavouras das cidades paulistas de Ariranha, Palmares Paulista e Santa Adélia.