sábado, 20 de agosto de 2011

Compostagem de bagaço de cana de açúcar e queimaduras...


Técnicos de meio ambiente identificam produto que queimou criança

Produto é na verdade um tipo de adubo orgânico, que retém calor

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,4,83,364690,Tecnicos+de+meio+ambiente+identificam+produto+que+queimou+crianca.aspx

20/08/2011 - 18:56
EPTV


Baixe o Adobe Flash 
PlayerBaixe o Adobe Flash Player












Técnicos de meio ambiente conseguiram identificar o produto que provocou queimaduras nos pés de uma menina de 8 anos no último domingo (14) em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. Um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental estiveram neste sábado (20) na área que está com um tipo de adubo orgânico. Amostras de material foram coletadas em diversos pontos do local, que foi isolado.
O filho do proprietário do terreno, que pertence a uma empresa de terraplanagem, acompanhou os trabalhos e disse que o produto é uma compostagem de bagaço de cana de açucar, usada para adubar uma plantação de eucalipto. Um incêndio teria atingido a área em que o material está armazenado. O material tem como característica a retenção de calor. Segundo os donos do terreno, o material foi comprado há cinco anos como adubo orgânico de uma destilaria de Serrana (SP), que na época não exigiu uma licença ambiental para vender o produto. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, independente do resultado da análise, o resíduo deve ser retirado do local em um prazo máximo de 90 dias.
O proprietário do terreno já foi autuado. De acordo com o analista da Secretaria de Estadual de Meio Ambiente, a empresa "Nova União", que vendeu o produto, também será autuada por não exigir a licença ambiental dos donos do terreno. O resultado das análises deverá ficar pronto em 30 dias. Segundo a mãe da criança, os proprietários da área estão arcando com todo o tratamento de saúde da menina.

Acidente
A menina Dailiane, de 8 anos, sofreu queimaduras de 3º grau enquanto brincava em um terreno, próximo a casa dos avós dela em São Sebastião do Paraíso. Ela teve os pés e um dos joelhos queimados ao subir no amontoado de terra, enquanto brincava com outras crianças. Na manhã deste sábado, Dailiane passou pela 2ª cirurgia para retirada da pele que estava infeccionada. Ela vai continuar internada no hospital.