11 de novembro de 2011 • 21h39
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5467066-EI238,00-MMA+e+MEC+buscam+difundir+acoes+de+educacao+ambiental+para+a+Rio.html
Os setores de educação e meio ambiente dos governos federal, estadual e
municipal preparam-se para enfrentar a agenda ambiental de 2012, cujo ponto alto
é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20),
em junho. Para isso, representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio
Ambiente (MMA) vão se reunir com gestores de educação ambiental das Secretarias
Estaduais de Meio Ambiente e de Educação para realizar atividades que mobilizem
ações e debates locais sobre temas ambientais.
No encontro com os gestores estaduais, o MMA e o MEC pretendem consolidar as
Comissões Estaduais de Educação Ambiental (Ciea), das quais participam também
representantes da sociedade civil na formulação e implementação conjunta de
ações educativas, dentro e fora das escolas. "Essa parceria do MEC e MMA é muito
relevante porque difunde ações de educação ambiental dentro e fora da escola,
num momento em que sociedade e governo buscam alternativas para a
sustentabilidade e a justiça social", ressalta o diretor de Educação Ambiental
da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do MMA,
Nilo Diniz.
O tema ambiental será um dos personagens principais dos cenários político,
econômico e social de 2012. O ano começa com o Fórum Social Mundial Temático, a
ocorrer em Porto Alegre, no fim de janeiro. Na última semana de março, está
prevista a realização do VII Fórum de Educação Ambiental, em Salvador. Em 2013,
é a vez da II Jornada Internacional de Educação Ambiental.
Durante todo o ano de 2012, a IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil vai
aproveitar o clima da Conferência da ONU para realizar atividades preparatórias
em várias escolas do País a fim de mobilizar ações e debates locais sobre
Escolas Sustentáveis. De acordo com o coordenador geral de Educação Ambiental do
MEC, José Vicente de Freitas, trata-se de uma proposta de escola "alicerçada
numa intencionalidade pedagógica de promover a partir das escolas a cultura da
sustentabilidade", disse.