domingo, 23 de outubro de 2011

Microplásticos nos peixes...


21/10/2011 19h17 - Atualizado em 21/10/2011 19h17

Estudo identifica máquinas de lavar como poluidoras dos oceanos

Pesquisadores notaram que elas são fontes de 'microplásticos'.
Partículas de poliéster e acrílico são ingeridas pelos peixes.

 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/10/estudo-identifica-maquinas-de-lavar-como-poluidoras-dos-oceanos.html
Do Globo Natureza, em São Paulo
Exemplo de microplásticos. (Foto: Nasa/Divulgação)Exemplo de microplásticos. (Foto:Nasa/Divulgação)
Máquinas de lavar roupa podem ser uma importante fonte de poluição dos oceanos, segundo estudo publicado na revista “Environmental Science & Technology”.
Esses aparelhos foram identificados como liberadores de “microplásticos”, pequenos pedaços de poliéster e acrílico que vêm sendo detectados em grandes quantidades nas faixas costeiras de todo o mundo.
Os autores do estudo notaram que a concentração desse material é especialmente alta nas praias mais populosas. Uma única peça de roupa pode soltar até 1.900 fibras plásticas em uma lavagem, e elas se parecem muito com os microplásticos encontrados no mar.
Os autores das pesquisas sugerem que os fabricantes de máquinas de lavar e de roupas pensem em meios de reduzir a liberação dessas fibras no esgoto. Os microplásticos são nocivos para os seres vivos marinhos e também para o ser humano.
Os microplásticos são nocivos para os seres vivos marinhos e também para o ser humano. Peixes ingerem esse material e podem ter irritações no sistema digestivo, bem como enfrentar desnutrição porque ficam com o estômago cheio. O homem, por sua vez, acaba se alimentando dos peixes contaminados, ficando também com as pequenas fibras de plástico em seu corpo.