sábado, 24 de setembro de 2011

Entidades federais aderem ao programa Municípios Verdes

PROGRAMA MUNICÍPIOS VERDES

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=85023

Colocar o Pará no mapa da economia sustentável. Esse é um dos principais objetivos do Programa Estadual Municípios Verdes, lançado pelo governador Simão Jatene em março deste ano. Na manhã desta sexta-feira, 23, o programa foi apresentado às instituições públicas federais que atuam no Pará. “Nós percebemos que sozinho, o estado não pode fazer o programa. Nossa intenção é mostrar o sucesso do programa e convidar as entidades federais a se juntarem à causa da sustentabilidade”, afirmou o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Sidney Rosa. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Pará e reuniu representantes de diversas instituições federais como a própria UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ministério Público Federal.


Durante o evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Teresa Cativo, fez uma breve apresentação do programa. Ela explicou que o município que fizer parte do Municípios Verdes se tornará co-responsável pelo seu desenvolvimento sustentável, tomando decisões que contribuem para uma economia local forte, com ações que preservam o meio ambiente. Desde que foi implantado, 94 municípios já aderiram ao programa. “Precisamos nos unir para fazer com que o Pará ingresse em um novo tempo. Vamos estimular essa discussão, levar essa questão para dentro das salas de aulas, enfim, fazer disso um grande pacto pela sustentabilidade”, enfatizou.


O reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, afirmou que a universidade será parceira do programa. “O Municípios Verdes é um exemplo de como é possível produzir com responsabilidade. A universidade irá colaborar com a divulgação para que o Pará possa chegar ao desmatamento zero”. A partir desse contato com as entidades federais será formada uma agenda para que os novos parceiros possam colaborar com duas importantes premissas do programa: o desmatamento zero e a intensificação das atividades produtivas em áreas já consolidadas.


Bruna Campos - Secom