domingo, 25 de setembro de 2011

Ciclopassarelas


Marginal do Pinheiros vai ganhar viaduto e ‘ciclopassarelas’ em 2012


Iniciativa privada bancará projeto para ter direito de construir shopping e edifício de escritórios

24 de setembro de 2011 | 23h 21
 


Marcelo Godoy e Rodrigo Burgarelli
O maior projeto viário feito pela iniciativa privada em São Paulo vai sair do papel. Trata-se de um viaduto ligando a Avenida Juscelino Kubitschek à Marginal do Pinheiros e das primeiras "ciclopassarelas" da cidade, que vão permitir a ligação de bicicleta entre os Parques do Povo, na zona sul, e Villa-Lobos, na zona oeste.
As obras serão feitas pela construtora WTorre, que bancará 70% dos custos. Os outros 30% sairão dos cofres dos controladores do Shopping Iguatemi. Os projetos de infraestrutura viária são a contrapartida exigida pela Prefeitura de São Paulo para permitir a construção do JK Iguatemi, um misto de shopping e edifício de escritórios lançado na Avenida Juscelino Kubitschek, na zona sul. O complexo deve trazer 7.858 veículos por dia à já saturada Vila Olímpia.
Aprovadas pelo secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, as obras vão começar em novembro deste ano e devem acabar em dezembro de 2012. O conjunto está orçado em R$ 42 milhões. Um escritório alemão foi contratado para fazer o viaduto de duas pistas que dará acesso direto da Juscelino Kubitschek à pista expressa da Marginal do Pinheiros, no sentido Castelo Branco. A ideia é que a estrutura, parte em metal, tenha iluminação especial.
A estrutura também deve prever a construção de uma segunda alça que passará sobre o Rio Pinheiros e ligará a avenida à pista expressa do outro lado, no sentido Interlagos. Essa segunda etapa não será feita pela WTorre, e não tem prazo para sair.
Outra novidade será o conjunto de duas pontes para ciclistas que ligarão os Parques do Povo e Villa-Lobos à ciclovia que passa ao longo do Rio Pinheiros. Até lá, a via exclusiva de bicicletas já terá sido prolongada até a Estação Villa Lobos-Jaguaré da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A promessa do governo estadual é entregar esse novo trecho de 6,4 km até o fim deste ano. "Com os novos acessos, esperamos que mais ciclistas passem a utilizá-la no dia a dia", diz o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Ribeiro. A atual média de usuários é de apenas 250 por dia útil.
Briga
Essas obras já estavam previstas desde 2007, época em que foi autorizado o início da construção de duas torres de escritórios e de uma filial do Shopping Iguatemi que englobará a Villa Daslu, ao lado do Parque do Povo. O primeiro edifício já está pronto e foi vendido em 2008 para o Banco Santander por mais de R$ 1 bilhão.
A WTorre conseguiu na Justiça em 2009 se livrar da obrigação de fazer as obras - uma exigência da lei municipal. A Prefeitura recorreu da decisão e entrou em acordo com a construtora. A primeira fase dos trabalhos - quarta faixa na pista local da Marginal do Pinheiros - terminou há cerca de 45 dias. O custo total previsto é de R$ 90 milhões.