terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fiscalização ambiental: Garimpo ilegal vinha causando impactos ao Parque Nacional do Juruena


22/08/2011 - 21h50

Ibama e PF desmontam garimpo ilegal em MT


RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ




Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ibama em Mato Grosso flagrou uma extensa área de garimpo ilegal no município de Nova Bandeirantes (a 1.000 km de Cuiabá, no norte do Estado).
Batizada como Bateia, em referência ao principal utensílio empregado no garimpo manual, a operação envolveu 200 policiais federais, 45 carros e quatro helicópteros.
Mais de 25 pontos de escavação ativos foram identificados e ocupados pela operação. Ao todo, foram apreendidos 23 motores de sucção, quatro tratores (dois de esteira e uma retroescavadeira) e equipamentos diversos avaliados em mais de R$ 1 milhão.
"As vias de acesso ao garimpo foram bloqueadas, impedindo-se a entrada ou a saída de pessoas e veículos sem que fossem checados", disse o Ibama, em nota.
A operação foi deflagrada no dia 17 e contou com o apoio do Exército, da Força Nacional e do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade). Mais de 70 depoimentos foram colhidos entre as pessoas flagradas nas áreas de escavação.
Segundo o coordenador da Operação Bateia, Luciano Cotta, chefe de fiscalização do Ibama, a exploração irregular vinha causando impactos ao Parque Nacional do Juruena, que fica nas imediações.
Cotta não descartou a possibilidade de regularização da atividade. "Em relação ao que ficou para trás, os responsáveis terão de responder. Mas isso não impede que, daqui para frente, busquem a regularização da atividade que exercem."