Sustentabilidade em condomínios
autoria e fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/noticia.asp?idnoticia=76045
Na última semana, vimos como é possível ser ecologicamente correto quanto à iluminação e utilização da água. Na atualidade, é fundamental ater-se a práticas sustentáveis, visando a preservação do meio ambiente. Ser sustentável hoje significa permitir que gerações futuras possam usufruir com qualidade de recursos ambientais, o que é extremamente importante.
Quem quiser ir além da diminuição do gasto com água e energia tem a opção de instalar pisos e telhados ecologicamente corretos. O ideal é optar por pisos rotulados como de baixo VOC. VOC, em inglês, quer dizer composto orgânico volátil, que pode ser formado se em contato com substâncias liberadas por carpetes, tintas, materiais de limpeza e vernizes. O problema desse composto é que ele é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Também os telhados sustentáveis têm ganhado importância nos últimos tempos. O telhado ecologicamente correto, coberto por gramas, funciona como uma camada adicional de isolamento entre a casa (ou prédio) e o ambiente externo. Facilita assim o escoamento de água da chuva e evita vazamentos. Além disso, contribui para a conservação do teto, permitindo durabilidade maior.
Outra opção é permitir que a luz do sol entre com mais facilidade pela casa. A construção de espaços nos quais não é necessária muita iluminação, dada a existência de vidros no teto ou de janelas nas paredes, é bastante útil. Mesmo em termos estéticos, a opção é viável, já que uma casa feita inteiramente de paredes perde parte de seu charme.
Campanhas de conscientização
Certamente tão importante quanto ações sustentáveis são as medidas tomadas para informar a população de um determinado condomínio como é possível ser cotidianamente sustentável. Embora esteja disseminada a idéia de que é preciso ser ecologicamente correto, muitas vezes os moradores não sabem quais medidas práticas contribuem com o meio ambiente.São inúmeras as medidas capazes de conscientizar os moradores. É possível inserir dicas em um boletim distribuído por todo o condomínio, colocar cartazes em lugares estratégicos como elevadores e até mesmo mostrar o quanto poderia se economizar caso algumas medidas fossem adotadas.Em alguns casos, a divulgação desse tipo de material é capaz de reeducar as pessoas, objetivo essencial quanto a práticas ecológicas. Como fazer contas ou escrever corretamente, preservar o meio ambiente tem de se tornar uma tarefa diária, a qual as pessoas pratiquem sem grandes dúvidas e com a certeza de estar contribuindo.Embora se possa concluir em um caso ou outro que transformar um condomínio antigo em um condomínio sustentável traz grandes custos, em geral as mudanças não exigem grandes investimentos. É provável que o melhor a fazer seja ver o dinheiro gasto não como um custo, mas como um investimento, capaz de garantir a sustentabilidade do planeta e a vida mais saudável das gerações vindouras.Fonte: LicitaMais.