Parques vão usar motos elétricas para segurança
fonte: http://d24am.com/amazonia/meio-ambiente/parques-vao-usar-motos-eletricas-para-seguranca/29518
Elétricas e ecologicamente corretas, as motos não emitem ruídos e nem promovem a queima de combustível fóssil.
[ i ]Novas motos atingem velocidade máxima de até 60km/h. Foto: Nathalie Brasil
Manaus - Com recursos provenientes de acordos de Ajustamento de Conduta Ambiental (TACAs), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) conseguiu cinco motos elétricas que irão auxiliar na preservação dos parques e unidades de conservação da Prefeitura de Manaus.
Os aparelhos foram apresentados na manhã desta terça (19), no estacionamento do Parque Municipal do Mindu, um dos quais irá receber uma motocicleta. Elétricas e ecologicamente corretas, as motos não emitem ruídos e nem promovem a queima de combustível fóssil.
Todos os equipamentos estão sendo comprados através dos acordos entre os infratores que possuem multas emitidas pela Semmas. "Fazemos uma negociação do valor da multa, destinando 10% para o fundo municipal de meio ambiente, e o restante a pessoa usa para comprar de equipamentos", explica o titular da Semmas, Marcelo Dutra.
Cada aparelho pode alcançar até 60km/h e tem autonomia de uso de até seis horas diárias, podendo ser recarregado na rede elétrica, e serão utilizados principalmente para transporte de documentos, rondas diárias regulares e deslocamentos rápidos entre setores, dentro das unidades de conservação.
"Nós temos a necessidade dar agilidade em alguns serviços, apoio ao turista, melhorar a vigilância e fiscalização. Com máquinas de emissão zero de poluentes, vamos conseguir esses objetivos sem interferir na fauna e flora dos parques", disse Dutra.
De acordo com o secretário, até o final do ano mais cinco motocicletas deverão ser adquiridas pela secretaria.