Jogo educativo ensina sobre finanças éticas e sustentáveis
Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2738
Postado em 14/06/2011 às 14h40
Ethica é um jogo educativo para explorar  o impacto social e ambiental dos bancos, investimentos e negócios.  (Imagem:Divulgação)
Ao contrário do jogo Banco Imobiliário ou Monopoly, onde o objetivo é comprar  mais e mais casas, hotéis e ruas inteiras; neste jogo a melhor família e o  melhor banco ganham. Ethica, é um jogo educativo para explorar o impacto social  e ambiental dos bancos, investimentos e negócios.
Os vencedores são os grupos que obtiverem o maior número de pontos em três  setores: financeiro, social e ambiental. Ethica é um jogo de Finanças, de  tabuleiro desenvolvido pela empresa de comunicação para a sustentabilidade,  Barcelonya, na Espanha. 
Os jogadores assumem o papel de famílias ou banqueiros, e cada um terá  dinheiro para investir. As famílias visitam os bancos e escolhem fazer um  investimento partilhado, investimento cooperativo ou conta poupança. Cada um  destes investimentos e poupança pode dar benefícios financeiros (lucro), sociais  (pessoas) e ambientais (Planeta), positivos ou negativos, dependendo do lance.  Podem participar seis jogadores ou mais. 
A família investidora mais ética ganha a partida. Esta deve ser a família e o  banco com maior pontuação, tanto em lucro, como pessoas ou Planeta. 
Um jogador ético deverá: aprender como a poupança pessoal e investimentos  podem afetar outras pessoas, o planeta e a economia global - tanto para melhor  como para pior; entender os prós e contras de diferentes investimentos e  poupança, e os respectivos níveis de risco financeiro, social e ambiental; ser  capaz de fazer as escolhas éticas mais informadas sobre como podemos usar e  investir o nosso dinheiro de forma socialmente e ambientalmente responsável.  Entender como o dinheiro pode ser um instrumento de desenvolvimento sustentável  e insustentável em uma gama de empresas; entender como o banco pode usar e  abusar do dinheiro nele investido e entender como as pessoas podem influenciar  bancos e negócios. 
A agência que desenvolveu o jogo e que acredita em um mundo mais justo e  sustentável é uma rede multidisciplinar de profissionais independentes,  comprometidos com a mudança para um futuro melhor. O objetivo do grupo é mudar  percepções e propor soluções para os atuais desafios sociais, econômicos e  ambientais e estimular a mudança de comportamento em indivíduos e  organizações. 
O jogo será distribuído em inglês, francês, espanhol, polonês e  catalão. 
Redação CicloVivo

 
