Sustentabilidade depende de mudanças no comportamento humano
Não somente de tecnologias viverá o planeta, mas do comportamento humano
Autoria e fonte: http://www.portalodm.com.br/sustentabilidade-depende-de-mudancas-no-comportamento-humano--n--583.html
18.05.2011 | CICI2011  (foto:educacaosustentavel.wikispaces.com)
Pensar um mundo diferente e sustentável não depende apenas de novas  tecnologias, mas sim de mudanças de comportamento humano. Esse foi um das  principais temas tratados pelo Engenheiro de Produção Social em Nova York (EUA),  Shaun Abrahamson, no painel "Crowd e a pegada ecológica", realizado hoje  (quarta, 18), durante Conferência Internacional  de Cidades Inovadoras - CICI2011.
Para Abrahamson, a sustentabilidade tem duas frentes: a tecnologia e as  pessoas. "Em todo o mundo existem diversas tecnologias criadas e sendo  desenvolvidas. Esse é um dos focos da sustentabilidade. O outro é que devemos  evoluir no comportamento humano, pensando em soluções possíveis de se aplicar em  grupos de pessoas", disse ele.
Entender mais de gente
O painel mostrou também que é  preciso entender mais de gente, do que motiva o ser humano a desenvolver uma  causa, a se unir em grupos, mudar o comportamento social e buscar soluções.  "Essa questão pode ser um sistema de ideias e recompensas. Uma forma de evoluir,  buscando a colaboração das pessoas e fornecendo benefícios, como créditos ou  reconhecimento de alguma forma", revelou Abrahamson.
Ele citou como exemplo o caso da companhia de café Starbucks, empresa mundial  que investiu em uma campanha de redução de uso de copos plásticos. "A solução é  simples. A pessoa leva seu copo, evita fila e ainda após dez cafés, ganha um",  conta.
Interação e aproveitamento
Pessoas que não são  especialistas em determinado assunto podem ajudar com novas ideias, através de  ferramentas colaborativas, de interação social. O desafio é entender o que leva  pessoas a pensarem em novas soluções de forma planejada e organizada. Outro  quesito importante nesse contexto são os valores humanos envolvidos e o  aproveitamento de talentos, tecnologias e inovação. A busca por um modelo de  sustentabilidade ideal está muito ligado a como as pessoas interagem em grupo e  como se comportam, levando a um entendimento maior do ser humano e em como  podemos evoluir na sociedade.
Pessoas querem sistemas colaborativos, mas não sabem como  funcionam
Realizar mais pesquisas sobre o comportamento do ser  humano no dia-a-dia também pode ser uma das alternativas para entender a reação  de pessoas em grupo e solucionar problemas da sociedade ligados a  sustentabilidade econômica e ambiental.
"Ao longo do tempo as pessoas estão aprendendo e querendo trabalhar com  sistemas mais colaborativos, mas ainda é uma incógnita a forma como elas podem  reagir quando em grupos", afirmou. Abrahamson acrescentou ainda que quanto mais  soubermos sobre o ser humano, mais vamos entender como reagimos em conjunto na  busca das melhores soluções no planeta.
 
