sábado, 28 de maio de 2011

Itaquerão: Longe de ser green goal!

Apesar de ameaça, Fifa abre exceção para Itaquerão


28/05/2011 - 07h00
SÉRGIO RANGEL
DO RIO


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ameaçou excluir São Paulo da Copa do Mundo "em breve" se persistirem as indefinições em relação à construção do Itaquerão nos próximos meses.


    Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação

    Imagem da fachada do projeto do estádio do Itaquerão
    Imagem da fachada do projeto do estádio do Itaquerão


    Na Suíça, o dirigente não escondeu o descontentamento com a demora para o início da construção da arena corintiana e admitiu que a cidade mais rica do país corre o risco de perder a competição "nos próximos meses".
    Valcke foi claro na sua justificativa. Ele disse que sem estádio uma cidade não pode abrigar a Copa. Orçado em cerca de R$ 1 bilhão, o Itaquerão não saiu do papel.
    Apesar do tom de ameaça por causa da lentidão para o início da construção, o dirigente abriu exceção para o estádio de São Paulo.
    Admitiu que o Itaquerão poderia ficar pronto até março de 2014. As outras arenas terão que ser entregues até dezembro de 2013.
    Os dirigentes do Parque São Jorge estimam a conclusão do estádio em, no máximo, 31 meses. Se a obra começar no próximo mês, o Itaquerão será entregue em janeiro de 2014, segundo o prazo máximo estabelecido pelos corintianos. Faltam 37 meses para o início da Copa.
    Palco da abertura e da decisão da Copa do Mundo de 2010, o Soccer City também demorou a ser concluído.
    O estádio, que passou por uma reforma parecida com a do Maracanã, só foi entregue no final de março. O primeiro jogo oficial disputado lá foi a final da Copa Nedbank, torneio sul-africano entre clubes, que aconteceu no dia 22 de maio, a menos de um mês da abertura do evento.
    A próxima reunião dos executivos da Fifa sobre o Mundial de 2014 será realizada em julho, no Rio. A participação de São Paulo na Copa brasileira será um dos assuntos principais da reunião.
    Ontem, a cidade foi excluída oficialmente da Copa das Confederações. A Fifa também tirou Natal do torneio, evento-teste do Mundial.
    Em São Paulo, autoridades ligadas à Copa não falavam a mesma língua após o anúncio do corte.
    O secretário estadual de Esporte, Jorge Pagura, disse que o governador Geraldo Alckmin pedirá a Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador Local, que São Paulo seja recolocada na competição. Pagura afirmou que autoridades do governo do Estado foram surpreendidas pela decisão.
    Já o secretário municipal da Copa, Gilmar Tadeu, afirmou que já era esperado perder a Copa das Confederações, porque a arena corintiana não deve ser concluída a tempo para o evento.
    No encontro, o Rio foi anunciado como sede do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia). O Riocentro foi o local escolhido. São Paulo e Brasília disputavam o direito de receber a instalação.