terça-feira, 19 de abril de 2011

VIRADA CULTURAL SUSTENTÁVEL

VIRADA CULTURAL SUSTENTÁVEL



3.300 pessoas trabalharam no recolhimento do lixo



http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=1


Prefeito parabeniza população por colaborar para o sucesso da 7ª edição da Virada Cultural


19 de Abril de 2011 - 10:35

Autoria e fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=43980


O prefeito de São Paulo destacou a grande participação popular, onde mais de 4 milhões de expectadores prestigiaram as atrações oferecidas durante as 24 horas ininterruptas de atrações. O prefeito também ressaltou a mobilização da população que contribuiu para manter a cidade limpa.




O prefeito de São Paulo fez nesta segunda-feira (18/4)hoje um balanço positivo sobre a 7ª edição da Virada Cultural, encerrada no último domingo (17/4). Nesta segunda-feira, o chefe do Executivo Municipal destacou a grande participação popular, onde mais de 4 milhões de expectadores prestigiaram as atrações oferecidas durante as 24 horas ininterruptas de atrações. O prefeito também ressaltou a mobilização da população que contribuiu para manter a cidade limpa e colaborou com a operação especial de zeladoria que foi montada, com 4.900 lixeiras espalhadas pelas ruas da Região Central.



“A edição de 2011 da Virada foi maravilhosa. Novamente, ela se superou. Mais de 4 milhões de pessoas compareceram aos shows. Elas participaram ativamente da Virada ao corresponder com nossos apelos com relação à limpeza. A população contribuiu para o sucesso do evento. Por tudo isso, queria cumprimentá-la”, disse o prefeito.



A Virada Cultural deste ano, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com o apoio das Secretarias Municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Serviços, de Segurança Urbana, de Transportes, de Educação e também da Polícia Militar, para a realização de serviços especiais de fiscalização, limpeza e segurança.



O evento reuniu artistas de diversos gêneros e público igualmente heterogêneo. A abertura aconteceu na noite de sábado, 16, com apresentações como a do mexicano Armando Manzanero no palco São João, Rita Lee na Praça Julio Prestes e o Balé da Cidade de São Paulo no palco da Estação da Luz. Alguns locais registraram durante todo o evento grande público em todas as apresentações, como o da República e São João. A apresentação que marca o retorno da banda dos anos 80 RPM teve mais de 70 mil pessoas no Palco Julio Prestes e encerrou as atividades daquele palco.



O palco da República recebeu, às 22h, Fred Wesley and The New JBs e na sequência, Toni Tornado e Dom Salvador, uma das dobradinhas com maior público do evento. Os jamaicanos do Skatalites apresentaram o reggae de raiz às 23h, sendo ovacionado pelo público presente. Erasmo Carlos, no Largo do Arouche e o show de Paulinho da Viola, no palco da República, encerraram a festa com estilos bastante diferentes e a plateia lotada.



Zeladoria



De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços, das 18 horas de sábado (16/4) às 6 horas de segunda (18), foram recolhidas 300 toneladas de lixo - das quais 10 toneladas de material reciclável - nos cerca de 15 quilômetros de vias onde as atividades foram realizadas. As equipes de varrição colheram 190 toneladas, enquanto 100 toneladas foram recolhidas por comerciantes e barracas credenciadas.



“Esses números demonstram a clara diferença entre a Virada deste ano com relação a edições anteriores, mostrando o quanto foi importante a participação da população”, destacou o prefeito, que já vislumbra a próxima edição. “A partir de agora, vamos começar a se preparar para a oitava edição da Virada, no ano que vem”.



Infrações e multas



Nas diversas ações de fiscalização e limpeza durante o período da Virada, foram feitas mais de 3.100 apreensões de mercadorias de ambulantes ilegais, com aproximadamente 31 toneladas. Neste ano a Subprefeitura Sé recebeu o reforço de equipes de fiscalização (agentes vistores e agentes de apoio) das Subprefeituras Vila Mariana, Pinheiros, Santana e Butantã, atuando em conjunto com mais de 1.500 guardas civis metropolitanos (GCMs).



Foram fechados 23 estabelecimentos por desvirtuamento da licença de funcionamento, por estarem vendendo bebidas alcoólicas e mais dois locais por distribuição e abastecimento clandestinos de bebidas alcoólicas. Além disso, duas bancas de jornais, nas proximidades da Praça da República, foram flagradas vendendo bebidas alcoólicas. Pelo mesmo motivo foram apreendidos também três veículos - duas kombis e um caminhão.



Já o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) aplicou 14 multas durante a Virada: cinco por conta de despejo de resíduos fora de horário de coleta; quatro por descarte irregular em via pública; três por lixo em local inadequado; e duas a grandes geradores em condição irregular.



Virada Sem Lixo



Uma equipe de 3.300 pessoas trabalhou no recolhimento do lixo, utilizando 40 contêineres e 299 caminhões e equipamentos. A campanha conquistou a colaboração da população também com adesivos educativos, com cartazes fixados nas 155 barracas de alimentos e com mensagens sonoras veiculadas nos intervalos dos shows e apresentações. Até mesmo os artistas ajudaram na conscientização por uma Virada mais limpa.

O público de mais de 4 milhões de pessoas colaborou com a operação de coleta




Das 4.900 lixeiras instaladas, 1.300 são permanentes e foram fixadas nos postes, 2.500 de papelão e 800 de arame. Amarrados aos postes, 300 carrinhos daqueles utilizados pelos garis também serviram de coletor. Toda a operação de coleta e limpeza mobilizou 40 contêineres de 1.200 litros, 76 caminhões carroceria, 30 caminhões compactadores, 66 caminhões antares, 60 caminhões pipa, seis caminhões gaiola, 11 coletores Iveco e 10 mini coletores.



Alimentação



Mais de 140 vagas foram disponibilizadas para comerciantes de salgados, yakisoba, caldo de cana, coco, tapioca, saladas de frutas e pastéis. As barracas de pastéis contaram com a participação dos finalistas e vencedores da última edição do concurso "Melhor Pastel de São Paulo", de 2010, sendo dois representantes por região.



As maiores praças de alimentação de foram instaladas na Praça da República, no Largo do Arouche, Vale do Anhangabaú e na Praça Princesa Isabel. A seleção dos comerciantes autorizados a comercializar produtos durante a Virada Cultural foi feita através de edital de chamamento público (nº 001/SMSP/ABAST/2001), para feirantes e permissionários dos mercados e sacolões municipais.