9 de Março de 2011 - 10:04
Autoria e fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=43351
O prefeito de São Paulo definiu a consolidação e a atualização do Protocolo de Amizade e de Cooperação com a prefeitura da capital francesa para desenvolver intercâmbio em ações de gestão pública entre as duas cidades. O acordo, que prevê troca de experiências em meio ambiente, tratamento de resíduos, cultura e urbanismo.
O prefeito de São Paulo definiu nesta terça-feira (8/3), em Paris, a consolidação e a atualização do Protocolo de Amizade e de Cooperação com a prefeitura da capital francesa para desenvolver intercâmbio em ações de gestão pública entre as duas cidades. O acordo, que prevê troca de experiências em meio ambiente, tratamento de resíduos, cultura e urbanismo (programas de revitalização de áreas degradadas, reorganização de espaços verdes, transportes e modernização da administração pública municipal), foi fechado em encontro com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, na sede da administração local.
O protocolo foi assinado em janeiro de 2004 e a consolidação da cooperação será feita, inicialmente, com parceria na área de meio ambiente. “São Paulo e Paris são metrópoles similares em vários aspectos e podemos avançar muito nesse intercâmbio. Vamos iniciar a atualização desse trabalho em uma área vital para o futuro das duas cidades, o meio ambiente”, afirmou o prefeito.
Outro tema destacado no encontro foram programas de revitalização de áreas degradadas, como o projeto de revitalização da região de Tolbiac Chevaleret, que Paris desenvolve desde 2001. Grande parte desse programa envolve a recuperação de áreas da capital francesa separadas por ferrovia, similar à proposta da Operação Urbana Lapa-Brás, que está sendo desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo. Os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Infra-estrutura Urbana e Obras se reuniram com os responsáveis pelo projeto para conhecer detalhes da experiência parisiense.
Os secretários também conheceram o projeto Velib, lançado por Paris em 2007, que disponibiliza bicicletas para aluguel em 750 pontos da cidade. O programa francês prevê reduzir em 40% a circulação de veículos na capital do país até 2020.
Cidade Limpa
Uma das experiências de São Paulo que desperta a atenção dos franceses é o Projeto Cidade Limpa, de regulamentação da publicidade urbana. A diretora de Paisagem Urbana da São Paulo Urbanismo, Regina Monteiro, fez palestra para mais de 100 pessoas, na segunda-feira (7/3), em Paris, para apresentar o programa paulistano. A restrição à mídia exterior está em debate na cidade e a urbanista brasileira falou sobre aspectos legais e urbanísticos da proposta adotada em São Paulo.