quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vigilância em parques de Porto Alegre é reforçada com 25 novas câmeras

Vigilância em parques da Capital é reforçada com 25 novas câmeras

Prefeitura concluiu instalação de equipamentos nesta quinta-feira


 
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana concluiu nesta quinta-feira a instalação de 25 câmeras de monitoramento que farão a vigilância em praças e parques de Porto Alegre, além da orla do Guaíba. A previsão é de que elas sejam colocadas em funcionamento dentro de 15 dias, conforme o secretário Nereu D’Avila.



O sistema de videomonitoramento, que será operado pela Guarda Municipal, tem como objetivo inibir furtos e roubos em nove locais da cidade, além de coibir pichações.



— Instalamos uma das câmeras na área da Usina do Gasômetro onde havia um ponto cego. Ali, o monitoramento poderia ter evitado, por exemplo, a ação de pichadores que atacaram a chaminé da Usina recentemente — afirma D'Avila.



No Laçador, na entrada da Capital, a câmera já opera de forma experimental. As outras 24 serão entrarão em funcionamento assim que a sala de monitoramento for ativada. Segundo o secretário, ainda falta estabelecer a ligação com a Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), responsável por gerar as imagens.



Transmitidas por redes de fibra óptica, as imagens das câmeras serão enviadas em tempo real para a nova sede da secretaria e da Guarda Municipal, na Avenida Padre Cacique. O Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Brigada Militar, que funciona na Secretaria da Segurança Pública, na Rua Voluntários da Pátria, também terá acesso ao sistema.



Cada câmera custou cerca de R$ 7 mil. No total, segundo D'Avila, foram gastos no projeto cerca de R$ 600 mil, investidos pela prefeitura, com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.



ZERO HORA