Designer português cria máquina de lavar que não usa energia elétrica
Postado em 28/02/2011 ás 14h49
Swirl é uma máquina de lavar conceito, que não usa energia elétrica. A lavagem é realizada através da rotação da esfera que pode ser manual ou por um jogo de futebol. (Imagem:Divulgação)
“Swirl” é uma criação feita com o objetivo de simplificar a lavagem de roupas nos países em desenvolvimento. A “bola” colorida desenhada por Pedro Gomes, do estúdio alemão Designaffairs, é uma máquina de lavar roupa desenhada especialmente para ser usada em áreas rurais. A concepção global se assemelha a um cesto em forma de esfera.
Alguns países em desenvolvimento são tão pobres que a maioria das pessoas não podem pagar uma máquina de lavar, e às vezes elas nem sequer têm acesso à água encanada. Muitas vezes as pessoas precisam viajar de um lugar para outro em busca de água, tornando o ato de lavar roupa um processo complexo e difícil.
Nestes países lavar a roupa é um grande esforço. O principal problema é a ergonomia ruim, porque as áreas de abastecimento de água são distantes, prejudicando o transporte de cargas pesadas. Além disso, a cultura local acredita que a lavagem de roupas deve ser feita por mulheres, uma vez que a pobreza também está ligada ao machismo.
“Swirl” é um novo conceito de máquina de lavar não elétrica que espera ajudar a aliviar parte da carga de lavagem de roupas. O “redemoinho”, em tradução livre, transforma a tarefa de lavar roupa em uma atividade divertida, economiza água e permite o entretenimento.
Uma vez que a roupa suja está dentro desta cesta esférica, tudo que precisa ser feito é rosquear a tampa e rolar a máquina para frente e para trás em ciclos de rotação lenta com auxílio de uma haste de aço, ou então, outra alternativa é a remover esta haste e deixar as crianças jogarem futebol com a “bola”.
A lavagem é realizada através da rotação da "esfera de lavagem" - usando a longa distância que viajam para o abastecimento de água, para lavar a roupa. O projeto visa reforçar a relação social e cultural entre mulheres e crianças, fazendo da lavagem uma experiência divertida e fácil. O design esférico permite que ele se torne um objeto lúdico que estimula a imaginação do usuário sobre como jogar com ele. Além disso, a bola pode ser usada para o transporte de itens como roupas ou água também.
Redação CicloVivo