segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Região serrana do Rio de Janeiro ganhará cinco parques fluviais

Região serrana do Rio de Janeiro ganhará cinco parques fluviais


Postado em Economia e Política em 29/01/2011 às 08h05


Autoria: Redação Eco
 
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/janeiro/regiao-serrana-do-rio-de-janeiro-ganhara-parques
 
 
As áreas atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro ganharão cinco parques fluviais distribuídos por 95 quilômetros, segundo anunciou na sexta-feira, 28 de janeiro, o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc. Estima-se que sejam necessários R$ 190 milhões para a implantação do projeto.




“Parques fluviais são projetos que protegem os rios, as matas ciliares, o meio ambiente e protegem as pessoas. Vamos construir pelo menos 95 quilômetros de parques fluviais em áreas urbanas e rurais. Com isso nós garantimos o meio ambiente, as matas ciliares e também impedimos que famílias e agricultores sofram e até morram com as próximas enchentes”, afirmou Minc, que foi ministro do Meio Ambiente até 2010, quando a atual titular da pasta, Izabella Teixeira, assumiu o cargo.



Dos 95 quilômetros de parques fluviais, 55 estarão localizados em áreas urbanas da região, com a criação de áreas esportivas e ciclovias. Os demais 40 quilômetros serão construídos nas áreas rurais, onde haverá um trabalho de reflorestamento e recomposição das matas ciliares. A ideia é preservar, pelo menos, 30 metros de largura em cada uma das margens.



De acordo com o secretário, o primeiro parque será construído no Rio Santo Antônio, em Petrópolis, e finalizado até o início do próximo verão. O segundo será o do Córrego Dantas, em Nova Friburgo, muito atingido pelas enxurradas. Os restantes serão distribuídos em vales no interior de Teresópolis.



O Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) esteve reunido ainda na sexta-feira para definir a liberação de R$ 5 milhões para o projeto.



Com informações da Agência Brasil