quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cigarro é fator de risco para câncer de bexiga em mais de 50% dos casos

Fique longe da fumaça24/10/2013 | 11h12

Cigarro é fator de risco para câncer de bexiga em mais de 50% dos casos


Pacientes tabagistas são mais propensos a ter tumores de grau superior e aumento do risco de tumor invasivo

Cigarro é fator de risco para câncer de bexiga em mais de 50% dos casos stock.xchng/stock.xchng
Pesquisa foi realizada com 740 pacientesFoto: stock.xchng / stock.xchng
Segundo um estudo americano publicado no The Journal of Urology, os fumantes têm maior possibilidade de desenvolver câncer de bexiga na sua forma mais agressiva.

A pesquisa, realizada com 740 pacientes, entre homens e mulheres, identificou que os pacientes tabagistas, quando comparados aos não fumantes, são mais propensos a ter tumores de grau superior e aumento do risco de tumor invasivo desde o diagnóstico da doença.

Para o urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Daher Chade, o tabagismo é um fator de risco primordial para câncer de bexiga, presente em mais de 50% dos casos diagnosticados atualmente. E, para piorar, o diagnóstico da doença é, na maioria das vezes, realizado de forma tardia.

— Isso ocorre porque a doença pode ser confundida com outras, como infecção urinária, pedra na bexiga ou problemas na próstata — explica o urologista.

Segundo o especialista, além da dor e ardência, esse tipo de câncer provoca também sangue na urina em mais de 80% dos casos. Porém, frequentemente este sangramento só pode ser detectado através do exame de urina.

Embora o especialista afirme que ainda é cedo para confirmar o quanto o tabagismo intensifica o estágio do câncer, ele alerta que o mais importante é que as pessoas percebam o quanto o cigarro está diretamente ligado ao câncer de bexiga, e o quanto ele faz mal a saúde de um modo geral.