sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um Central Park diferente .


http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/urbanismo/4173-um-central-park-diferente
Qui, 18 de Fevereiro de 2010 16:21 Jafar Barreiros  
Os escritórios da China e de Chicago da Skidmore, Owings & Merril (SOM) projetaram um modelo urbano que introduz um mecanismo sustentável na forma de um ‘Central Park’ que produz energia.



Apresentando soluções integradas para energia, conservação da água e sistemas de trânsito em Dawangjing, distrito de Pequim. O projeto da SOM, que venceu uma competição internacional para orientar o desenvolvimento da cidade, seria de utilizar o parque passivamente para calor e frio.

Estrategicamente posicionado a pouco mais de 11 quilômetros do Beijing Capital International Airport, a proposta do distrito de parques públicos, espaços culturais e arranha-céus, seria um novo portal global para a cidade. O plano propõe aquecimento e refrigeração passivamente para muitos prédios do distrito, o que reduziria o consumo de água das torres de resfriamento. O parque seria a âncora em torno da alta densidade, o desenvolvimento de uso misto, além de um conjunto referência em torres de escritórios e residenciais.



Peter Ruggiero, da AIA, parceiro da SOM Design, disse: “Vimos esse projeto como uma demonstração. Ele nos ofereceu a oportunidade de apresentar novas formas de pensar sobre pegadas de carbono reduzida em cidades. Nossa solução é uma abordagem integrada e abrangente para desenho urbano, arquitetura e meio ambiente”.



O Distrito de Wangjing é atualmente composto por projetos de alta densidade residencial, com pouco apoio comercial. O novo plano foi concebido para suportar até 1.500.000 m² de desenvolvimento futuro, em potencial as construções em fases, para oferecer um vibrante eixo de uso misto.



A Pequim Chaoyang District Planning Bureau é o cliente, e a equipe de colaboração foi liderada pela Pequim R&F Properties Development Co. Ltda.