sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Animais silvestres terão centro de reabilitação no Parque Anhanguera


bairro a bairro
30/12/2012 09:00

Animais terão centro de reabilitação




Parque Anhanguera, na Zona Norte, vai ganhar espaço para receber bichos silvestres feridos

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/40935/Animais+terao+centro+de+reabilitacaoCLARISSE OLIVEIRA / ESPECIAL PARA O DIÁRIO











São Paulo vai receber até março de 2013 um dos maiores Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do país. O espaço está sendo construído dentro do Parque Anhanguera, na região de Perus, Zona Norte da capital. A unidade vai ter um Centro de Manejo de Animais com laboratórios de análises e de taxidermia (arte de empalhar animais), necrópsia (exame de cadáver), centro de triagem de alimentação dos animais, 15 conjuntos de recintos para abrigo de animais silvestres nativos como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, administração, diretoria e refeitório.



Segundo informações da bióloga Silvana Schirmer, o local está sendo adaptado para receber cerca de sete mil animais, mas não será aberto ao público. “A função do Cras é receber essa fauna machucada e reabilitá-la para voltar a viver na natureza”, diz, reforçando que o animal silvestre foi feito para viver solto e manter um bicho dessa espécie em gaiola é crime ambiental. 



No local também foi criado um auditório com o propósito de multiplicar os educadores dentro do centro. “O objetivo é a troca de experiência e de conhecimento entre universitários, biólogos e veterinários”, diz Silvana, que se dedica aos animais há anos. 


O Cras também terá biotério (depósito de animais vivos, para estudos bacteriológicos), viveiros e quarentenário. “O biotério é onde ficam os ratos, baratas e grilos para alimentar os animais. Já os viveiros são os espaços de reabilitação”, conta a bióloga e coordenadora do Cras, Juliana Medeiros Russo. 


O quarentenário é um prédio reservado para receber espécies apreendidas pela polícia ambiental. No local elas passam por uma bateria de exames antes de serem devolvidas à natureza. “O quarentenário funciona como uma triagem onde os animais afastados passam por procedimentos específicos para evitar a contaminação nos demais”, fala Juliana. 


As obras do novo Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres iniciaram-se em 2006 e contam com outros diversos recursos, entre eles uma verba da venda de crédito de carbono e também termo de cooperação ambiental. 


Para os amantes do verde e dos esportes

O Centro de Animais Silvestres será fechado ao público, mas o Parque Anhanguera pode ser visitado normalmente. A área verde fica na Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, próximo à Rodovia Anhanguera. Os visitantes vão encontrar trilhas, quadras, ciclovias, cabanas para churrasqueiras, playgrounds, pista de cooper e orquidários. O horário de funcionamento é das 6h às 16h, diariamente.