sábado, 1 de setembro de 2012

Gestão de resíduos na construção



17/Agosto/2012

SindusCon-SP elabora orientações para gestão de resíduos na construção


http://www.piniweb.com.br/construcao/gestao/sinduscon-sp-elabora-orientacoes-para-gestao-de-residuos-na-construcao-265176-1.asp

Ao todo, sete folhetos foram criados em convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Material está disponível para download


Aline Rocha

Reprodução
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) disponibilizou sete folhetos que tratam da gestão de resíduos sólidos na construção. As publicações foram elaboradas pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) da entidade, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O material traz orientações sobre Gestão pelos Grandes Geradores, Gestão pelos Pequenos Geradores, Gestão pelos Municípios, Transporte e Destinação, Áreas de Transbordo e Triagem (ATT), Áreas de Reciclagem e Aterros de Resíduos Classe A e Reutilização e Reciclagem.
A iniciativa faz parte de um convênio assinado pelo SindusCon-SP e a secretaria, que também inclui a reimpressão dos gibis Ecogildo e o lançamento do DVD "Educação Ambiental na Construção Civil", além do relatório "Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo".
Os folhetos podem ser acessados no site do SindusCon-SP.



Gestão de Resíduos

http://www.sindusconsp.com.br/msg2.asp?id=3243

Visando atender à Resolução CONAMA no. 307 de 5 de julho de 2002, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a Gestão dos Resíduos da Construção Civil e que cria a cadeia de responsabilidades: gerador / transportador / municípios, o COMASP tem desenvolvido as seguintes atividades:


Programa de Gestão Ambiental de Resíduos em Canteiros de Obra
Iniciado em janeiro de 2003, compreende o desenvolvimento e implantação de metodologia para a gestão de resíduos em canteiros de obras de 11 construtoras da cidade de São Paulo participantes do COMASP. O objetivo da metodologia é capacitar as construtoras para o correto gerenciamento dos resíduos nos canteiros, incluindo a redução da geração, segregação, reúso, correta destinação que possibilite a reciclagem.


Grupos de Trabalho para Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos da Construção
Os Grupos de Trabalho têm como objetivo a viabilização de soluções práticas para o reuso, reciclagem e correta destinação dos resíduos. Os grupos são formados por representantes da cadeia produtiva, entre eles, construtoras, fabricantes, aplicadores, entidades, pesquisadores, órgãos públicos, além de representantes do COMASP.


. GT – Gesso: ABRAGESSO - Associação Brasileira de Fabricantes de Bloco e Chapas de Gesso; SINDUSGESSO - Sindicato das Indústrias de Extração e Beneficiamento de Gipsita, Calcários, Derivados de Gesso e de Minerais Não-Metálicos do Estado de Pernambuco; representantes de fabricantes; construtores; aplicadores; e consultores.
. GT – Impermeabilização: IBI - Instituto Brasileiro de Impermeabilização; representantes de fabricantes; construtores; aplicadores; e consultores.
. GT – Tintas: ABRAFATI – Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas; ABVEP – Associação Brasileira dos Fabricantes de Vassouras, Escovas, Pincéis e Similares; SIMPVEP – Sindicato da Indústria de Móveis de Junco e Vime, Vassouras, Escovas e Pincéis no Estado de São Paulo; SIPIDESP – Sindicato da Indústria de Pinturas e Decorações no Estado de São Paulo; representantes de fabricantes; construtores; aplicadores; e consultores.
. GT Residuos de Madeira – integrantes


Normas Técnicas
O COMASP participa nas comissões CE: 0213005 e CE: 0213006 da ABNT responsáveis pela elaboração das normas necessárias para a implantação de atividades / tecnologias em decorrência da gestão dos resíduos da construção civil.

Como resultado dos trabalhos foram elaboradas as seguintes normas:
NBR 15.112 Resíduos da construção civil e resíduos volumosos. Áreas de Transbordo e Triagem. Diretrizes para projeto, implantação e operação;
NBR 15.113 Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes. Aterros. Diretrizes para projeto, implantação e operação;
NBR 15.114 Resíduos sólidos da construção civil. Áreas de Reciclagem. Diretrizes para projeto, implantação e operação;
NBR 15.115 Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil. Execução de camadas de pavimentação.

Procedimentos.
NBR 15.116 Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil. Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural. Requisitos.

Folhetos - Resíduos da Construção Civil
Gestão pelos Municípios Transporte e Destinação
Gestão pelos Grandes Geradores Áreas de Transbordo e Triagem - ATT
Gestão pelos Pequenos Geradores Áreas de Reciclagem e Aterros de Resíduos Classe A
Reutilização e Reciclagem

Legislação
em breve

Publicações

Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil
Resíduos de Gesso na Construção Civil
Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo


Biblioteca


Gerenciamento de resíduos de madeira industrializada na construção civil


Eventos

Resíduos da Construção Civil – Soluções e Oportunidades.
visitar página







Links Relacionados
Associação Brasileira para Reciclagem de Residuos da Construção Civil e Demolição