quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apagar o cigarro de vez



16 de Setembro, 2012

por Joana Ludovice de Andrade
Deixar de fumar por causa dos filhos é uma das razões mais frequentes para abandonar os cigarros. 


O estudo mais recente sobre fumo passivo estima que num ano tenham morrido 603 mil pessoas por causa de cigarros dos outros.
Vencer um vício é uma tarefa difícil e depende muito da força de vontade. Que o digam os 25% da população mundial que se estima ainda serem fumadores. Números significativos, mas que para o psicólogo Paulo Vitória, um dos responsáveis da Linha SOS Deixar de Fumar, «são subestimados». De acordo com o especialista, 30% dos homens e 20% das mulheres fuma. No entanto, nas camadas mais jovens tem havido um aumento de consumo de tabaco nas raparigas.
São também as mulheres que parecem procurar mais a linha SOS Deixar de Fumar (808 20 88 88). Na faixa entre os 30 e os 40 anos telefonam, principalmente, «motivadas pelos filhos para deixar esta dependência», explica ao SOL Paulo Vitória. Há também quem telefone não para deixar de fumar, mas para ajudar alguém a fazê-lo.
De duas mil chamadas por ano, o que acontecia há dez anos quando a linha foi criada, passaram para 600 atendimentos, número que o responsável justifica com o aumento da oferta de outros métodos e produtos, «alguns que vivem de puro marketing». E acrescenta que não acredita que a descida se traduza numa diminuição do número de pessoas que querem deixar de fumar.
A abordagem passa sempre por uma orientação motivacional: «Apoiar e reforçar a decisão de deixar de fumar». Para Paulo Vitória o primeiro passo deve ser a própria tentativa. «O que mais influencia as pessoas a deixarem de fumar é tentarem fazê-lo sozinhas», considera. E «resulta em muitos casos». Quando isso não acontece, tenta-se «uma abordagem mais intensiva, com encaminhamento para consultas específicas».
A média de idades de quem telefona são os 43 anos, «as pessoas procuram-nos ainda antes de surgirem os primeiros sintomas de doenças mais graves, e isso é positivo».
Já a taxa actual de sucesso, entre os 12% e os 18% (a melhor já chegou aos 30%) pode parecer baixa, mas o especialista garante que os números portugueses estão bem colocados quando comparados com outras linhas europeias que prestam o mesmo serviço.

Tabaco em segunda mão
Não é só com os fumadores activos que deve existir preocupação, alerta Paulo Vitória, sublinhando que o fumo ambiental é considerado uma das maiores fontes de poluição das cidades. «Só falamos do fumo passivo em relação às consequências a longo prazo e na diminuição da esperança média de vida», lamenta. «Existem consequências imediatas». Dá como exemplo a síndrome da morte súbita, vendo no tabaco um estímulo agressor que a pode provocar. «Esquecemo-nos muito disto».
A opinião pode parecer extremada, mas o psicólogo tem do seu lado um estudo publicado este mês pela revista médica The Lancet. A pesquisa, realizada a partir de dados de 2004, estima que cerca de 603 mil mortes desse ano tenham sido causadas por ‘fumo em segunda mão’. Quase metade dos casos mortais aconteceram em mulheres e 28% foram crianças. Do total de mortes, 370 mil deveram-se a doenças cardíacas, 145 mil a infecções respiratórias, quase 37 mil foram resultantes de asma e mais de 21 mil de cancro do pulmão.
O responsável lembra também que não fumar na mesma divisão onde estão as crianças, ou abrir a janela do carro para um cigarro enquanto se leva o filho à ecola não é suficiente.
«A corrente secundária de um cigarro, o fumo da ponta acesa e o que se exala não fica confinado num espaço». Existe ainda uma corrente terciária do fumo que fica na pele, na roupa e no cabelo de quem fuma ou de quem frequenta espaços fechados onde se pode fumar. «Partículas invisíveis condensam as subs- tâncias tóxicas do tabaco e são transferidas quando abraçamos os nossos filhos», explica.
Mas não é só por estas razões que, na opinião de Paulo Vitória, é prejudicial ter pais fumadores. Soma-se o exemplo que se dá aos filhos – que podem ver no acto de fumar uma atitude normal. E acrescenta-se a afinidade social que os fumadores têm entre si: além de estarem expostas ao fumo ‘de casa’, estas crianças ainda lidam com os amigos fumadores dos pais.
joana.andrade@sol.pt