sábado, 25 de agosto de 2012

Projeto brasileiro de casa sustentável

23/Agosto/2012

Projeto brasileiro de casa sustentável é desmontado para participar de competição na Espanha



http://www.piniweb.com.br//construcao/sustentabilidade/projeto-brasileiro-de-casa-sustentavel-e-desmontado-para-participar-de-265384-1.asp

Ekó House, desenvolvida por alunos da USP e da UFSC, participará do Solar Decathlon Europe 2012 em setembro


Aline Rocha


A Ekó House, projeto elaborado por meio de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), já foi desmontada para participar do concurso Solar Decathlon Europe 2012, que acontecerá em Madri no mês de setembro. O projeto é o único representante do hemisfério sul na competição.

Divulgação

O projeto da casa sustentável também contou o apoio da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) e com a colaboração da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram necessários dois anos para concluir a montagem da residência, desde o seu projeto até a execução.
A Ekó House, inspirada na tradição dos índios Tupi-Guarani, consiste em uma casa de 50 m² com cozinha, banheiro, espaço para refeições, sala de estar, dormitório e área de serviço externa. Composta de madeira maciça e chapas de partículas orientadas (OSB), a estrutura pode receber outros módulos para expandir seu tamanho.
A residência também possui geração de energia a descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente.
O protótipo foi construído no campus do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, com um investimento de R$ 1,5 milhão e outros recursos arrecadados com empresas parceiras. Em julho, a casa começou a ser desmontada para que pudesse ser enviada à Madri, na Espanha, para o concurso.
O Solar Decathlon Europe é uma competição bianual de universidades que projetam e constroem casas autossuficientes, operando somente com energia solar. Além de apresentar projetos das habitações, as equipes também precisam construí-las e colocá-las em funcionamento. Este ano, o concurso acontecerá do dia 13 ao 27 de setembro. A Ekó House começará a ser montada no dia 31 de agosto.

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

Leia mais:Projeto brasileiro participa de competição internacional de casas autossuficientes