quinta-feira, 10 de maio de 2012

Londres prepara cidade com caixotes do lixo inteligentes


Sistema de reciclagem fornece notícias em tempo real


2012-02-03

Jogos Olímpicos 2012 terá sistema de reciclagem inteligente. (Imagem: Renew)
Jogos Olímpicos 2012 terá sistema de reciclagem inteligente. (Imagem: Renew)

Londres (Reino Unido) estreou, a semana passada, um inovador sistema de reciclagem – 25 caixotes de lixo inteligentes equipados com telas LCD, sensíveis ao toque e que transmitem informações sobre o mercado financeiro, cultura e arte, actualidade e previsões meteorológicas em tempo real.

O novo sistema de recolha selectiva reproduz, diariamente, das 6h às 23h59, notícias, cujo conteúdo é fornecido pela revista The Economist e pela London Stock Exhchange, entre outros e ainda serão instalados mais 75 caixotes pela capital inglesa.


A nova tecnologia está preparada para servir a cidade aquando dos jogos olímpicos e pretende-se até garantir ligação Wi-Fi para a temporada; mais ainda, o sistema é à prova de bomba e já está a ser cobiçado por cidades como Nova Iorque, Singapura e Tóquio. A companhia «Renew» pretende ter pelo menos uma centena para a abertura das olimpíadas 2012.

O grande objectivo deste investimento – que ascende as 30 mil libras (mais de 36 mil euros) pela construção e instalação unitária de um caixote high tech – é atrair a atenção da população, levando-a a reciclar mais.