quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Construção de cisternas em edificações no Mato Grosso...e o Estado de São Paulo?


13/Fevereiro/2012

Projeto de Lei prevê a construção de cisternas em edificações no Mato Grosso


http://www.piniweb.com.br/construcao/legislacao/projeto-de-lei-preve-a-construcao-de-cisternas-em-edificacoes-250302-1.asp


Se aprovado, as obras do governo deverão ser projetadas com sistemas de captação de água da chuva


Mauricio Lima


O deputado Mauro Savi (PR) colocou em pauta na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso um projeto para que as novas edificações do governo contem com sistemas de captação de água pluvial. De acordo com o texto, o projeto arquitetônico desses edifícios deve prever a instalação de reservatórios e cisternas, "para fins de economia, sustentabilidade e preservação do meio ambiente." 

No final de 2011, o governador do Estado do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), já havia sancionado uma lei para a criação de linha de crédito para a construção de reservatórios ou cisternas para captação de água da chuva. 

Segundo Savi, a sustentabilidade deve nortear todas as ações do Executivo. "A água da chuva não é potável, mas é limpa, pode ser usada para várias atividades como limpeza de calçadas, regas de plantas e jardins, descargas de vasos sanitários entre outros. E hoje existe uma preocupação mundial com essa questão, tanto que a maioria dos arquitetos já propõe esse recurso em seus projetos", observou o deputado. Segundo a Assembleia legislativa, ainda não há previsão de votação do PL.