quarta-feira, 9 de novembro de 2011

“Sombras e sensações”, no 6º Design Essencial, promovido pelo Senac Piracicaba


Evento destaca a relação entre design, segurança e sustentabilidade

Atividades realizadas até quinta são gratuitas

08/11/2011 - 09:42
EPTV.com - Suzana Amyuni


A iluminação de um ambiente é tão significativa que pode contribuir tanto para a segurança do local, quanto para a sustentabilidade e para a qualidade de vida. “As luzes incandescentes, por exemplo, iluminam menos e esquentam mais”, afirma a lighting designer Malu Junqueira, que aborda as “Sombras e sensações”, no 6º Design Essencial, promovido pelo Senac Piracicaba. O evento, realizado de terça (8) a quinta-feira (10), a partir das 19h30, mostra o design de interiores como uma atividade multidisciplinar.
Com o tema Ambiente Seguro, o Design Essencial oferece diversas palestras gratuitas para discutir como a arquitetura reflete na segurança e quais as possibilidades disponíveis para a sustentabilidade.
“A economia de energia e o bom senso devem prevalecer sempre. É importante disseminar o conhecimento, já que as lâmpadas econômicas devem ser substituídas totalmente pelas incandescentes até 2016, segundo uma proposta mundial”, afirma Malu.*
Para a designer, o evento contribui grandemente com a conscientização. “E um dos papéis principais, tanto dos profissionais, quanto da própria mídia, é esclarecer sobre a importância do descarte consciente das lâmpadas que contêm produtos tóxicos”, explica Malu.
“O tema é tão importante que tem sido frequentemente abordado. Estou, inclusive, terminando um curso para arquitetos sobre o assunto, já ministrado em algumas cidades, como Jundiaí”, reforça.
Nas 18 unidades participantes do Design Essencial, a programação será inaugurada com a exibição do depoimento de Roberson Bondaruk, coronel da Polícia Militar do Paraná, sobre uma pesquisa realizada em Curitiba com pessoas vítimas da criminalidade.
O estudo Prevenção do Crime Através da Arquitetura Ambiental mostra que as características da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo em uma cidade, bairro ou casa podem implicar nos níveis de violência.
“É interessante porque ele mostra que a residência deveria ser transparente para que as pessoas vejam o que acontece lá dentro. O ladrão adora muros fechados porque ele pode fazer o que quiser na casa que ninguém vê”, antecipa Malu.
O evento reforça ainda as dicas para prevenção. “A automação resolve muitos problemas em relação à segurança. Por exemplo, as pessoas podem programar a luz para acender e apagar quando forem viajar para dar a impressão de que tem gente na casa, pode ter câmeras que registram e inibem, são várias as possibilidades”, explica Malu que também é professora de luminotécnica em cursos de design de interiores e desenvolve esse trabalho há muitos anos estudando e aplicando a redistribuição de luz com economia de lâmpada”.
O evento é destinado a arquitetos, designers de interiores, lojistas, empresários, estudantes, professores e demais interessados no assunto. Entre os palestrantes estão o diretor de redação da revista Casa Claudia, Pedro Ariel, a designer Silvia Grilli e a lighting designer Malu Junqueira.
No Senac Piracicaba estão programadas as palestras Design Socialmente Responsável, Segurança Interna nos Ambientes e Sombras e Sensações. As atividades são gratuitas e os interessados podem se inscrever diretamente nas unidades participantes ou pelo site do Senac.

“O evento é uma oportunidade para debater sobre a casa contemporânea e acompanhar o que vem sendo pensado e produzido na área, principalmente em relação à temática, como ambientes internos confortáveis de entretenimento, a convivência entre vizinhos e a proteção do patrimônio”, analisa Leticia Garcia Silva, coordenadora da área de design e arquitetura do Senac São Paulo.

Serviço
6º Design Essencial
Design Socialmente Responsável, com Christian Ullmann
Data: terça-feira (8)
Hora: das 19h30 às 21h30
Segurança Interna nos Ambientes, com Cel. Sendim
Data: quarta-feira (9)
Hora: das 19h30 às 21h30
Sombras e Sensações, com Malu Junqueira
Data: quinta-feira (10)
Hora: das 19h30 às 21h30
Local: Senac Piracicaba (Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900, Centro)
Inscrições gratuitas – diretamente na unidade ou pelo site do Senac
Informações: (19) 2105-0199



Obs.:

*Até 2016, este tipo de lâmpada (INCANDESCENTE) será retirada paulatinamente do mercado, segundo a Portaria nº 1.007, editada pelos ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio e publicada no Diário Oficial do dia 6 de janeiro.
http://parquessustentaveis.blogspot.com/2011/01/economia-de-energia-fim-de-linha-para.html