INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO
Ecologia para Uma Vida
A
UMAPAZ realiza de 22 de novembro a 14 de dezembro o curso Ecologia para Uma
Vida, ministrado pelo professor Edris Queiroz Lopes, aberto a
estudantes e profissionais de Biologia, Gestão Ambiental, Geografia, História,
Engenharia Ambiental, Direito e interessados em geral.
O
curso tem o objetivo de sensibilizar o educando e o profissional para a
importância de sua participação enquanto agente multiplicador para a
preservação do Meio Ambiente e oferecer conteúdos da disciplina de Ecologia que
possam ser trabalhados de forma transdisciplinar.
O
conteúdo propõe o envolvimento dos participantes na preservação do meio
ambiente por meios de conteúdos teóricos e atividades relacionadas ao
desenvolvimento sustentável,  destacando a importância da natureza na vida
do ser humano, pelo que oferece às suas necessidades de alimentação, respiração
e conservação, convenientes à subsistência da biodiversidade própria do local e
região.
Cronograma:
22/11/2011 – Aula inaugural – apresentação do grupo
e conceitos de ecologia
23/11/2011 – Conceitos e dinâmicas de
biodiversdidade.
29/11/2011 – Conceitos e dinâmica de populações 
30/11/2011 – Nicho ecológico, metapopulações e
teias alimentares.
02/12/2011 – Dinâmica Trófica, Bioma, Biosfera,
Evolução.
05/12/2011 – Espécies chaves, Ecologia Urbana,
Aquecimento Global.
12/12/2011 – Ecologia, Meio Ambiente e Ética
Ambiental, APP, Hotspot.
14/12/2011 – Encerramento (atividades lúdicas em
grupo).
Sobre o professor: Edris Queiroz Lopes é formado em
Ciências Biológicas  e Mestre em Ciências da Educação pela
UNICAPITAL, com doutorando em
Biologia Marinha. Entre  outras atividades, é pesquisador em
educação ambiental e ecoturismo e trabalha no IBIMM – Instituto de Biologia
Marinha e Meio Ambiente - como docente e coordenador das áreas de biologia
marinha, ecoturismo e esportes radicais.
Bibliografia
recomendada:
BEGON, M.; Harper, J. & Townsend, C.
2007. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. 4a ed. Artmed, Porto Alegre 
KREBS, C.
2001. Ecology. Benjaming Cummings, San
Francisco 
RICKLEFS, R. 2003.
A  Economia da Natureza. 5a ed. Guanabara-Koogan. Rio de
Janeiro.
TOWSEND, C.;
Begon, M.; Harper, J. 2006. Fundamentos de Ecologia. Ed. Artmed, Porto Alegre.
BRANCO, S. M. 1972. Poluição. Rio de
Janeiro: Ao Livro Técnico, 157p.
CHISHOLM, J. & BEESON, D. 1984.
Introdução à Biologia. Rio de Janeiro: Editora Lutécia, 48p.
ENCICLOPÉDIA DA CIÊNCIA. 1993. Rio de Janeiro:
Editora Globo, 447p.
GRALLA, P.
1994. How the environment works. California 
MANUAL GLOBAL DE ECOLOGIA. 1993. Tradução
de Camaru, A. G. São Paulo: Editora Augustus, 413p.
MATTOS, N. S., MAGALHÃES, N. W. &
ABRÃO, S. M. A. M. 1993. Nós e o Ambiente. São Paulo: Editora Scipione, 56p.
SARIEGO, J. C. 1994. Educação Ambiental -
As ameaças ao planeta azul. São Paulo: Editora Scipione, 208p.
SPURGEON, R. Ecologia. 1988. Tradução de
Biasi, R. S. Rio de Janeiro: Ed. Lutécia, 48p.
LOPES, M. A Histórico e Fundamentos da
Ecologia. Texto didático, 1994.Ecologia e Educação Ambiental.
ODUM, E.P. Ecologia . Rio de Janeiro: Ed.
Guanabara. 1988.
PEREIRA,  A.B.  Aprendendo 
Ecologia  através  da  Educação  Ambiental. Porto 
Alegre.  Sagra  :  DC .Luzzatto. 1993.
BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L. Ecologia de
indivíduos a ecossistemas. 4ª Edição. Porto Alegre: Artmed Editora S/A, 2007,
740 p.
Sinecologia/ATWA Brasil. ecologia o. Página
visitada em 24 de setembro de 2010.
Egerton, F. N. (2001). "A History of the Ecological Sciences: Early Greek
Origins" (PDF). Bulletin of the Ecological Society of America 
Benson, K. R. (2000). "The emergence of ecology from natural history.".
Endeavor 24 (2): 500p.
Rosenzweig, M.L. (2003).
"Reconciliation ecology and the future of species
diversity" (PDF). Oryx 37 (2): 194–205.
Hawkins, B. A. (2001).
"Ecology's oldest pattern.". Endeavor 25p.
Kingsland, S. (2004). "Conveying the intellectual challenge of ecology: an
historical perspective". Frontiers in Ecology and the
Environment 2 (7): 367p.
Stauffer, R. C. (1957). "Haeckel,
Darwin and ecology.". The
Quarterly Review of Biology 32 (2): 138–144.
Friederichs, K. (1958).
"A Definition
of Ecology and Some Thoughts About Basic Concepts". Ecology 39 (1): 154–159p.
Esbjorn-Hargens, S. (2005).
"Integral Ecology: An Ecology of Perspectives" (PDF). Journal of Integral
Theory and Practice 1 (1): 2–37.
SERVIÇO:
Curso: Ecologia para Uma Vida
Datas
e Horário: 22, 23, 29 e 30 de
novembro; 02, 05, 12 e 14 de dezembro, das 19h às 22h.
Público
focalizado: estudantes e
profissionais de Biologia, Gestão Ambiental, Geografia, História, Engenharia
Ambiental, Direito e interessados em geral.
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – portão 7- A –
Parque Ibirapuera
Vagas: 50 – os alunos serão contemplados por ordem de
inscrição, não haverá seleção.
Facilitador: Professor Mestre Edris Queiroz Lopes
Coordenação:
Nadime Boueri Netto Costa 
Inscrições:
Envie ficha abaixo para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
| 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 
Curso: Ecologia para Uma Vida 
Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br |  | ||
| 
1. NOME COMPLETO: |  | ||
| 
2. Idade: | 
3. Sexo:  (    )
  M    (     ) F |  | |
| 
4.
  RG:       
                Órgão:    
  UF:   | 
5. CPF:  |  | |
| 
6.
  Escolaridade:       
  (      ) Ensino Médio 
            (
       ) Ensino Superior |  | ||
| 
7. Área de formação: |  | ||
| 
8.
  Setor em que trabalha:  
Empresa privada (   
  )   Organização não governamental (    )  
Órgão Público 
  (     ) |  | ||
| 
9. Se Conselheiro,  |  | ||
| 
10. Se profissional da área ambiental,
  qual atividade que exerce atualmente: |  | ||
| 
11. Se servidor público, informe Nº
  RF         e local onde exerce
  atividades: |  | ||
| 
12. Se educador, instituição em que
  exerce a função: |  | ||
| 
13. Endereço residencial: |  | ||
| 
14.
  Bairro:                          
  15. CEP:  |  | ||
| 
16. Região: (   )
  Norte    (   ) Sul    (   )
  Leste    (   ) Oeste    (  
  ) Centro      
  (   ) Outro Município |  | ||
| 
17. E-mail: |  | ||
| 
18. Telefone fixo: | 
 19. Telefone celular: |  | |
| 
20. Por que deseja participar deste
  curso?  |  | ||
|  |  | ||
| 
21. Você já desenvolve
  algum trabalho relacionado ao tema do curso? 
Qual?  |  | ||
|  |  |  |  | 
 
