terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Engenheiros e arquitetos da maior cidade do Brasil em greve!


27/11/2013 16h29 - Atualizado em 27/11/2013 16h29

SP - 16h20: Manifestação ocupa Viaduto do Chá, na República

Grupo estava concentrado em frente à Prefeitura.
Ato era realizado por cerca de 150 funcionários públicos.




Do G1 São Paulo
Comente agora
viaduto do chá
Um protesto ocupava o Viaduto do Chá, na República, às 16h20 desta quarta-feira (27), segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O grupo estava concentrado em frente à Prefeitura, próximo à Rua Libero Badaró. Os motoristas enfrentavam retenção no sentido Bairro.
O ato era realizado por cerca de 150 funcionários públicos, de acordo com a Polícia Militar. A manifestação reivindica ajuste salarial com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais.





Servidores municipais de São Paulo cobram perdas salariais e plano de carreira
Adicionado em 27/11/2013

http://www.tvt.org.br/watch.php?id=15300&category=195#.UpaxgRBuLmA.email




Servidores municipais de São Paulo cobram perdas salariais e plano de carreira
Este ano o prefeito Fernando Haddad corrigiu os salários de uma parte dos funcionários municipais, mas a maioria, principalmente o pessoal da saúde, da Guarda Civil Metropolitana e de nível universitário


PROTESTO

Servidores de São Paulo são recebidos por secretária, mas não chegam a acordo

Eles reivindicam piso de 8,5 salários mínimos e recomposição das perdas salariais em 40%. Leda Paulani afirma que “prefeitura não tem a menor condição financeira para fazer isso”
por Viviane Claudino, da RBA publicado 27/11/2013 19:58
Comments
SINDSEP
Reunião Leda Paulani com servidores municipais
Trabalhadores querem levar a discussão à Câmara Municipal e não descartam a possibilidade de greve
São Paulo – Servidores municipais especialistas em desenvolvimento urbano de São Paulo – arquitetos, engenheiros e geólogos – e profissionais da saúde paralisaram as atividades hoje (27) para protestar pela valorização dos salários dos profissionais com nível universitário. Cerca de 70% da categoria aderiu, segundo representantes dos sindicatos dos trabalhadores. Após ato realizado em frente à prefeitura, eles foram recebidos pela secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, e pelo assessor e coordenador da mesa de negociação, Christy Ganzert Pato.
Os trabalhadores estão há quatro meses em negociação e não aceitam a sugestão do órgão municipal para alterar a forma de remuneração para subsídios, como propõe a atual gestão. Eles reivindicam reestruturação no plano de carreiras, piso de 8,5 salários mínimos e recomposição das perdas salariais, estimadas em 40% – de 2007 a 2012.
“A solução ideal seria recompor as perdas a que vocês se referem, reajustar os salários e em paralelo trabalhar com o subsídio para os novos trabalhadores. Mas a prefeitura não tem a menor condição financeira para fazer isso”, afirma Leda Paulani.
Com a alteração para subsídios, os trabalhadores teriam incorporados aos seus salários as gratificações do funcionalismo público, como o quinquênio e a sexta-parte (valor adicional pago após 20 anos de trabalho).
“Neste momento, não podemos fechar qualquer proposta que mude a estrutura de pagamento. Vamos continuar a negociação e vamos à Câmara Municipal, para fazer uma discussão da revisão geral do ano que vem, durante a audiência pública da lei orçamentária”, afirma o secretário de Educação do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), Sérgio Antiqueira.
Para os trabalhadores, a proposta oferecida pelo governo municipal proporciona conceitos que diferenciam os servidores, valorizando os mais novos e deixando os mais antigos com reajustes menores. Segundo os sindicalistas, a alteração para subsídios pode representar o congelamento dos salários do pessoal com mais tempo de casa, até o final da gestão, em 2016. Eles propõem a suspensão da proposta, continuidade das negociações para recomposição salarial e legislação com compromisso de datas para reajustes. “Queremos colocar uma ordem na negociação, porque não está havendo. Precisamos de uma previsão para reajustes como tem qualquer outro trabalhador”, afirma o assessor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo Carlos Hannickel.
Segundo a secretária, o maior problema estrutural da prefeitura é a escassez de recursos humanos. “Queremos aplicar o regime de subsídios somente para os novos concursos, deixando como opcional para os trabalhadores atuais. Nesse caso, para quem não optar pelo subsídio existe uma mesa de negociação permanente disposta a analisar qualquer proposta que vocês nos trouxerem. Mas não temos condições de dar essa resposta agora. A única coisa que posso dizer é que estamos abertos a discutir”.
Segundo o delegado sindical Sérgio Souza, do Sindicato dos Engenheiros, a categoria vai pressionar. "Não descartamos a ideia de iniciar greve por tempo indeterminado."



Caros engenheiros e arquitetos municipais,


A última greve da nossa categoria foi na gestão do prefeito Mário Covas!

Dia 27 de novembro:
Chegou o nosso grande dia e será igualmente histórico!

Até agora, nossa mobilização e manifestação era para pedir ao Prefeito respeito com o SINP!

Desta vez, é pura indignação com o descaso com a nossa categoria!

Vamos demonstrar a nossa união, força e determinação em busca da reposição das perdas inflacionárias e os 8,5 salários mínimos com a atual legislação.

De manhã, realizarem o piquete de conscientização nos respectivos setores e às 14h vamos encontrar com o comando de greve que estará no apitaço no gabinete do prefeito com mais de 1000 urubus (ou elefantes)!

Vamos exigir amanhã uma negociação séria e respeito profissional da nossa categoria.

NÃO AO SUBSÍDIO! 
YES, WE CAN!

Boa paralisação!

abs.

urubu kamikaze










A PROPOSTA 3: UMA VERGONHA!

1.     O governo apresentou novamente a proposta de SUBSÍDIO, rechaçado por todas as entidades;
2.     Para visualizar graficamente o ganho/perda real das 3 propostas de subsídio apresentadas, foram adotados como valores de referência, a remuneração média bruta 3 (base jun/2013) e não a média salarial real (sem AJ e DAS) que é bem menor, para dar a impressão de maior reajuste;
3.     A proposta 3 manteve os mesmos valores de Q1 a Q7 da proposta 2 e aumentou apenas os valores de Q8 a Q13;
4.     Os profissionais do nível S5;S6;S7 e S12, ou seja,  194/1863=10,41% dos EDUs foram prejudicados com reajuste negativo da PROPOSTA 3;
5.     A proposta 3 para 2014, não repõe as perdas inflacionárias no mínimo de 40% desde 2007;

6.     O governo não acolheu o piso salarial de 8,5 Salários Mínimos em 2014, para o início da carreira S1;


sábado, 30 de novembro de 2013

Seminário Internacional Interfaces Urbanas: Reflexões para a construção de novas abordagens ambientais

Seminário Internacional Interfaces Urbanas: Reflexões para a construção de novas abordagens ambientais

 

A eficácia das políticas públicas reclama a invenção de procedimentos de sensibilização, comunicação e participação capazes de mobilizar a população e promover um processo de reflexão coletiva para as tomadas de decisões no empreendimento de ações no presente que alterem as condições no futuro. Por outro lado, ainda é notório nos discursos, a separação entre natureza e o social, que é uma totalidade.
Desta forma, necessário se faz construir conhecimento a partir de um novo paradigma, ou seja, uma nova forma de se fazer políticas públicas que expresse a articulação do conhecimento técnico ao saber popular e suas práticas sociais. Assim, este Seminário propõe trazer para discussão os diversos olhares (gestores, técnicos, pesquisadores, artistas e população) com o objetivo de contribuir para a reflexão e construção de novas abordagens, bem como o desenvolvimento de metodologia e instrumentos de ajuda às políticas públicas ambientais recorrendo aos suportes sensíveis e abordagens artísticas.
Data: 6 de dezembro de 2013, sexta-feira.
Local: UMAPAZ - Avenida IV Centenário, 1268, Parque Ibirapuera. Portão 7A para pedestres e Portão 7 estacionamento (Zona Azul).
Público focalizado: interessados em geral.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para:inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br.

Programa
Coordenação: Cintia Okamura, CETESB - GT Ambiências e Parques Lineares/USP e Maria José de Andrade, UMAPAZ.
Relatores: André Luis Moura de Alcantara e Odair Matarensi Júnior (UMAPAZ).

8h às 8h30 – Recepção com Violinos
8h30 às 9h – Abertura / Boas Vindas
- Sobre os Objetivos do Seminário – Cintia Okamura, CETESB-GT Ambiências e Parques Lineares/ USP
- Sobre a UMAPAZ – Maria José de Andrade, Diretora da UMAPAZ
- Sobre o Projeto de Cooperação FAPESP/CNRS – Maria Tereza Pepe Razzolini, Faculdade de Saúde Pública da USP
- Sobre as intervenções Artísticas – Ronaldo Robles, coordenador do Departamento de Artistas da BSGI, fundador da Cia Quase Cinema.

Parte I Manhã
9h às 9h20 – Estado da Arte das Políticas Ambientais de São Paulo
Luiz Eduardo Peres Damasceno, SVMA.
9h20 às 10h – Ambiências e Parques Lineares
- Sobre o Objeto: Parques Lineares – Hélia Pereira, SVMA
- Sobre o GT Ambiências e Parques Lineares – Cintia Okamura, CETESB/USP
- Sobre Parque Linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré – Rene Costa, SVMA

10h às 10h20 – Proposta de Intervenção Artística no Parque Linear Jaguaré
Monique Allain, artista plástica.
10h20 às 10h50 – A Contribuição do Campo das Ambiências Urbanas para a construção de Políticas Públicas Ambientais
Jean-Paul Thibaud, Diretor de Pesquisa do CNRS no Laboratório AAU CRESSON (Ambiances Architecturales et Urbaines, UMR CNRS 1563).
10h50 às 11h05 – Espetáculo Ambiental
Felipe Rocha, ator.
11h05 às 12h30 – Debate com o Público
Moderador: Caio Boucinhas, LABHAB / FIAM-FAAM
Debatedores:
Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos Lima, FAU USP
Hugo Fernando Salinas Fortes Júnior, Artista e professor da ECA USP
Mário Martini, Liga Solidária / Educandário Dom Duarte
12h30 às 14h – Almoço

Parte II Tarde
14h às 14h20 – Uma infra-estrutura verde para São Paulo
Paulo Pellegrino, coordenador da Área Paisagem e Ambiente, FAU USP
14h20 às 14h50 – Hibridação dos saberes, análise do viver e metodologias “sensíveis”
Jacques Lolive, Diretor de Pesquisa do CNRS no Laboratório PACTE (Politiques Publiques, Actions Politiques, Territoires).
14h50 às 15h10 – Arte, Cultura e Ecologia
Flávia Vivacqua, artista e designer cultural para a sustentabilidade.
15h10 às 15h30 – Arte como transformação dos saberes
Juan J. Balzi, pintor, ilustrador e desenhista.
15h30 às 15h40 – Performance Artístico – DEPART
15h40 às 17h – Debate com o Público
Moderador: Vladimir Bartalini, FAU USP
Debatedores:
Tânia de Sá Moreira, 116ª Subseção da OAB Jabaquara/Saúde
Vera Maria Pallamin, FAU USP
Volker Minks, Agrônomo e Cineasta
17h às 18h – Síntese e Perspectivas Futuras
Cintia Okamura, CETESB / USP
André Luis Moura de Alcantara, UMAPAZ
Odair Matarensi, UMAPAZ
18h – Abertura da Exposição “Por um Mundo Digno de todos”.
Maria José de Andrade, Diretora da UMAPAZ
Antonio Nakamura, Vice Presidente da Associação Brasil SGI
18h30 – Coquetel com “Quarteto de Cordas”.

Realize a sua inscrição:
Ficha de inscriçãoclique aqui
Inscriçõesinscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Buy Nothing Day!

Sustentabilidade | 29/11/2013 10:15

Se Black Friday não é a sua, que tal um Buy Nothing Day?

Movimento propõe uma reflexão sobre o consumismo exagerado e defende que o dia 29 de novembro seja um dia sem compras


Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste



Caros Parceiros,


Avisamos já antecipadamente que a Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste de dezembro vai acontecer no 2º sábado, devido as comemorações de final de ano: 


Data: 14/12/2013 (sábado)
Horário: 10h-13h
Local: Espaço Benfeitores da Natureza - Sesc Itaquera

Pauta:
10h- Plenária
11h30 - GT Conflitos da Ocupação Urbana 


Contamos com a presença de todos !

Um forte abraço

Cintia Okamura





Obs. A plenária reúne representantes dos três setores (poder público, 
iniciativa privada e sociedade civil) das onze regiões administrativas que 
compõe a Macro Leste (Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, 
Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel 
e Vila Prudente)  e ocorre uma vez por mês (3º sábado)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Valorização profissional e defesa da sociedade



Valorização profissional e defesa da sociedade






Crea-SP e TCM-SP unidos para fiscalizar obras públicas




O Crea-SP está concluindo os trâmites legais para o estabelecimento de uma parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCM-SP, nos mesmos moldes do já existente Acordo de Cooperação Técnico-Institucional  com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP, visando à adoção de procedimentos na fiscalização da execução de obras e serviços de engenharia realizados pela administração pública estadual e municipal.
Recentemente o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, reuniu-se com o Presidente do TCM, Geógrafo Edson Simões, e visitou o gabinete do Conselheiro do TCM, Eng. Domingos Dissei, acompanhado pelo Secretário Geral do Conselho, Geol. Nivaldo Bósio, e pelos Superintendentes de Fiscalização, Eng. Luiz Roberto Sega, de Colegiados, Eng. Agr. Alceu Molina Jr, e Jurídico, Adv. Antony Araújo Couto. O assessor do Conselheiro, Eng. Amândio Martins, também participou da reunião.
Anteriormente à visita no TCM, membros da equipe do Conselheiro Dissei estiveram no Crea-SP para obter esclarecimentos quanto à utilização do Livro de Ordem (foto acima). “Esse instrumento de fiscalização é importantíssimo. Estamos levando essa ideia às grandes obras, pois não existe esse conceito nas empreiteiras. Também estou recomendando que, no livro de ordem, conste a visita do agente fiscalizador do Tribunal”, disse Dissei, complementando: “Somos guardiões do tesouro municipal. As obras precisam ter o registro adequado”.
Também durante a visita foi destacada a possibilidade de estabelecimento de um convênio com a Escola de Contas do Tribunal para a realização de cursos para engenheiros. “Essa ação conjunta valoriza a Engenharia: qualifica os profissionais e leva o aperfeiçoamento às suas atividades”, destacou o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori.
Nos últimos 40 anos, o TCM vem sendo o órgão responsável por fiscalizar as contas do município. Domingo Dissei é o primeiro engenheiro a ocupar um assento como conselheiro no Tribunal.
Eng. Domingos Dissei, Conselheiro do TCM-SP, em entrevista à WebTV Crea-SP
Produzido pelo Departamento de Comunicação
Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV
Links Relacionados