sábado, 27 de outubro de 2012

Roraima: Quer ser o primeiro Ecoestado do mundo


Roraima quer ser o primeiro Ecoestado do mundo

NACIONAL * 25/10/2012 - 06:19:00

http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=61508
Do UOL
Em São Paulo



O governo de Roraima apresentou nesta sexta-feira (19) um projeto ambicioso de sustentabilidade que quer transformar a região no primeiro Ecoestado do mundo. A iniciativa também conta com a parceria da Unido, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Desenvolvimento Industrial, e da Fundação Astronauta Marcos Pontes.
“Nas Ecocidades, temos apenas um projeto sustentável na localidade. A ideia do Ecoestado é integrar os mais diversos projetos e desenvolvê-los em uma região de maior abrangência”, explica Jan Dictus, representante da Unido.
Roraima foi escolhida pelas duas instituições para ter o programa pioneiro por dois fatores: localização próxima à região Amazônica, foco da atenção mundial, e pelo potencial ainda pouco explorado para desenvolver práticas ecológicas e sustentáveis. “[O Estado] Me chama a atenção pela sustentabilidade possível de ser implantada e pelo potencial do agronegócio e do turismo”, afirma o astronauta brasileiro.
A ideia é transformar várias cidades em modelos para o Brasil. A capital Boa Vista será a primeira a ser moldada dentro dessa nova concepção sustentável, integrando diversos aspectos, como energia renovável, mobilidade urbana, distribuição de água potável e rede de saneamento. O projeto, que tem como tripé um Estado ecologicamente sustentável, economicamente viável e socialmente justo, foi apresentado pela primeira vez durante a Conferência Rio+20, em junho passado.
O comitê discutiu com representantes dos governos estadual e federal, com os setores da indústria e do comércio e com a sociedade futuras ações de desenvolvimento que possam viabilizar o projeto, levantando questões que abrangem agronegócio, energia, educação, tecnologia, meio ambiente, transportes, indústria e turismo. Nos últimos três dias, o grupo também abordou políticas estratégicas e técnicas para a sustentabilidade viáveis para o Estado.
Os dados e informações levantados nas reuniões serão apresentadas à ONU, segundo a assessoria do governo de Roraima. Mesmo sem data definida de implantação, Pontes afirmou que já está firmada uma carta de compromisso entre o Estado, a Unido e a sua fundação. “Nossa intenção é que, a partir do próximo ano, possamos expandir alguns projetos-piloto que já estão em funcionamento no Estado”, conclui.

Autor: UOL
Fonte: O NORTÃO

Green goal: Zizao e o Relatório de Sustentabilidade do Timão em mandarim!


Corinthians divulga Relatório de Sustentabilidade em mandarim

Agência Corinthians
23/10/12 14h01


Desde a contratação de Zizao, o interesse de imprensa e população chinesas sobre o Sport Club Corinthians Paulista aumenta a cada dia.

Com a estreia do atleta pelo Timão, na última quarta-feira (17), a repercussão cresceu ainda mais. Para abastecer os jornalistas e torcedores chineses com mais informação do Alvinegro, o Clube publica, em seu site, o seu Relatório de Sustentabilidade em mandarim.

Clique aqui e confira o Relatório de Sustentabilidade - 2011 - versão mandarim

Não está disponível em português...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Monte o seu prato


18/10/2012 - 05h00

Hospital das Clínicas lança programa com modelo de prato saudável

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO



Um programa de alimentação saudável, lúdico e de fácil compreensão, foi lançado nesta quarta pelo Hospital das Clínicas da USP e pelo InCor (Instituto do Coração).
O projeto batizado de Meu Prato Saudável tem o objetivo de ensinar as pessoas a fazer escolhas melhores e em porções do tamanho ideal.
"Fizemos uma tradução da pirâmide alimentar com fotos de pratos balanceados", explica Mitsue Isosaki, diretora técnica do serviço de nutrição e dietética do InCor.
Metade do "prato saudável" deve ser repleta de salada e verduras cozidas. A outra deve ser preenchida com uma porção de proteínas (um bife ou filé de frango, por exemplo), carboidratos (arroz, batata ou massas) e proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja ou lentilha). A ideia é usar alimentos comuns na mesa do brasileiro.
O programa foi apresentado na estação Sé do metrô.
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Usuário do metrô brinca com jogo do prato saudável na Sé
Usuário do metrô brinca com jogo do prato saudável na Sé

Quem passava por lá podia usar jogos em tablets para montar um prato ideal. Alimentos de resina foram usados por nutricionistas para mostrar o tamanho das porções. Também foram distribuídas cartilhas com receitas.
A estratégia de divulgação conta ainda com um site (www.meupratosaudavel.com.br), aplicativos para celular e redes sociais.
O objetivo é expandir o Meu Prato Saudável para todo o país -nos próximos anos, ele será implantado no Rio e em Minas Gerais.
Há ainda um filhote do programa, o Meu Pratinho Saudável, dirigido às crianças de até 12 anos e que deverá ser levado às escolas por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
O programa lembra o My Plate, lançado pelo governo dos EUA em 2011. Mas, em vez da divisão por cores, o prato brasileiro usa fotos dos alimentos para facilitar a compreensão, segundo Isosaki.




O Programa


O programa na prática

http://www.meupratosaudavel.com.br/#framegeral

GRUPOS DE ALIMENTOS QUE COMPÕEM O MEU PRATO SAUDÁVEL E SUAS QUANTIDADES DIÁRIAS
Para garantir que todos os nutrientes essenciais ao organismo estejam presentes no seu dia a dia, o “Meu Prato Saudável” mostra, de maneira visual e facilitada, as porções de alimentos que compõem a pirâmide alimentar, instrumento gráfico adotado pelo Brasil para mostrar os diferentes grupos de alimentos.

Cereais, pães, tubérculos e raízes
Alimentos ricos em carboidratos, necessários para manter o equilíbrio metabólico do organismo. Prefira os integrais, que mesmo assim, devem ser consumidos com moderação. Exemplos: arroz integral, farinha integral (para pães, bolos e tortas), macarrão integral.
Outras fontes: milho, farinha de milho, tubérculos e raízes como batatas, mandioca, inhame, cará, etc. Uma porção equivale a um pão francês, duas fatias de pão integral, quatro colheres (sopa) de arroz integral ou duas batatas pequenas.
5 a 9 Porções/dia

Carnes e ovos/ proteína animal
São alimentos compostos basicamente de proteína, utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricos em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina).
Uma porção equivale a duas fatias pequenas de carne assada, um filé pequeno de frango ou peixe ou dois ovos.
1 a 2 Porções/dia

Frutas e hortaliças
Ótimas fontes de vitaminas, sais minerais e antioxidantes, que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.
Frutas:uma porção equivale a uma fatia de abacaxi ou 10 morangos ou 1/2 copo de suco puro.
3 a 5 Porções/dia

Hortaliças:uma porção equivale a um tomate ou 15 folhas de alface ou dois ramos de brócolis.
4 a 5 Porções/dia

Leguminosas/ proteína vegetal
FEIJÃO, LENTILHA, SOJA, SEMENTES, CASTANHA, NOZES
São fontes de proteínas e ferro.
Uma porção equivale a uma concha de feijão, a quatro colheres (sopa) de ervilhas, lentilha ou grão-de-bico.
1 a 2 Porções/dia


Leite e derivados/ proteína animal
São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, contração muscular e na ação do
sistema nervoso.
Uma porção equivale a um copo de leite ou iogurte desnatados ou a uma fatia de queijo branco ou ricota.

3 Porções/dia


Óleos e gorduras
A gordura é considerada o combustível mais energético das nossas células, porque possui nove calorias em cada grama. Há três tipos de gorduras: as gorduras saturadas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. O cardápio equilibrado utiliza mais as gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas), como o azeite de oliva e os óleos de milho, girassol e soja, e produtos feitos a partir destes óleos, como o creme vegetal e a maionese, além da gordura de peixes de água fria.
Evite as gorduras saturadas presentes nas carnes vermelhas gordas, na pele do frango, na manteiga, no leite integral, no creme de leite, no coco, no óleo de dendê, etc.
Use quantidades pequenas de óleo vegetal quando cozinhar. Prefira as formas de preparo que utilizam pouca quantidade de gordura, como assados, cozidos, ensopados e grelhados.
Uma porção equivale a uma colher (sopa) de óleo ou azeite ou uma colher (sopa) de creme vegetal/margarina.
1 a 2 Porções/dia


Açúcar
O açúcar é um carboidrato simples, encontrado de diferentes formas nos alimentos naturais como frutas e leite. O excesso de açúcar pode causar problemas como cáries, obesidade, diabetes e triglicérides alto. Uma porção equivale a uma colher (sopa) de açúcar ou a um bombom pequeno.
1 a 2 Porções/dia

OUTROS INGREDIENTES DA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Sal
Utilize temperos como cheiro-verde, alho,cebola, ervas frescas, secas ou suco de limão, para temperar e valorizar o sabor dos alimentos.
Sal não é sinônimo de Sódio!5g de sal equivalem a 2g de sódio. A ingestão diária recomendada de sódio é de 2g/dia. Controle o sal na hora de temperar a comida e também nas compras: a quantidade de sódio aparece nos rótulos.
Preste atenção na sigla VD:o valor diário NÃO DEVE ultrapassar 7%. Quase 72% do sódio que consumimos provém do sal de cozinha ou de condimentos à base desse sal. Molhos como shoyu e produtos em conserva são as opções mais ricas em sódio. Os outros 30% vêm dos alimentos processados com adição de sal, alimentos in natura e refeições.


Sal light
Seu teor de sódio é reduzido. Possui 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio, mas deve ser usado com moderação, principalmente por quem tem problema nos rins.


Adoçante
O adoçante é indicado para pessoas diabéticas, com pré-diabetes ou que precisam emagrecer, desde que com recomendação de um médico ou nutricionista. Cinco gotas do produto equivalem, em geral, ao poder adoçante de uma colher de chá de açúcar. Um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar.


Líquidos
Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Crianças e idosos precisam ser estimulados a ingerir água. Use água filtrada, fervida ou tratada para beber e para preparar as refeições e sucos.


Sucos
Prefira os naturais, preparados na hora e sem açúcar.


Café
Seu consumo, desde que sem açúcar, pode ser benéfico à saúde, pois também contém antioxidantes (ácidos clorogênicos). Tome até cinco xícaras por dia.

Chás
Gelados ou quentes, são muito saudáveis, principalmente se preparados com ervas frescas. Praticamente não têm calorias e devem ser ingeridos sem açúcar.


Cerveja e vinho
Recomenda-se evitar o excesso, e o consumo máximo deve ser de duas doses para homens e uma dose para mulheres.
Uma dose = uma lata de cerveja ou uma taça de vinho


Refrigerantes
Os brasileiros têm trocado a água pelo refrigerante e sucos artificiais (aqueles em pó dissolvidos em água), que contêm alto teor de sódio, inimigo número um da pressão arterial e de outras doenças.
Os refrigerantes não têm nenhum valor nutricional e, além disso, são ricos em calorias e açúcar.




quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tem dono?


Cientistas de Harvard sugerem que Lua foi formada da Terra

18 de outubro de 2012 | 9h 27


Reuters
Uma nova teoria apresentada por cientistas de Harvard sugere que a Lua já fez parte da Terra e que se separou depois de uma enorme colisão com outro corpo.
Em um trabalho publicado na quarta-feira na revista Science, Sarah Stewart e Matija Cuk afirmam que sua teoria explicaria porque a Terra e a Lua têm composições e química similares.
A Terra estava girando muito mais rápido quando a Lua foi formada, e um dia durava apenas duas ou três horas, disseram.
Com a rotação da Terra tão rápida, um enorme impacto poderia ter lançado material suficiente do planeta para formar a Lua, afirmaram os cientistas, em uma explicação publicada no website da Harvard.
De acordo com a nova teoria, a Terra atingiu posteriormente a sua atual velocidade de rotação através da interação gravitacional entre a sua órbita em torno do Sol e a órbita da Lua em torno da Terra.
Os cientistas salientaram que sua proposição difere da atual teoria hegemônica, que defende que a Lua foi criada a partir de material de um enorme corpo que atingiu a Terra.
Sarah é professora de ciências da Terra e planetárias em Harvard, e Cuk é astrônomo e investigador do Instituto Seti, que apoia pesquisas na busca de vida extraterrestre. Este último está conduzindo uma pesquisa de pós-doutorado em Harvard. 

Fiscalização ambiental em Rondônia: E a segurança dos fiscais depois de 90 dias?


Força Nacional vai apoiar fiscalização ambiental em Rondônia

Tropas deverão garantir a segurança de fiscais do Ibama em 11 cidades do Estado

17 de outubro de 2012 | 15h 35


Agência Brasil
BRASÍLIA – A Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar a fiscalização de crimes ambientais em 11 municípios de Rondônia. As tropas federais permanecerão pelo menos 90 dias nas cidades para garantir a segurança dos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, (Ibama).
De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União, o reforço será dado em operações de combate ao desmatamento ilegal. As cidades que receberão soldados da Força Nacional são: Porto Velho, Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Nova Mamoré, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho D´Oeste, Vale do Anari e Itapuã do Oeste.

Pesticidas matam abelhas e prejudicam polinização



22 de outubro de 2012 | 7h 05


OSLO - O Estado de S.Paulo
Pesticidas estão matando abelhas operárias e prejudicando sua alimentação, conclui estudo na revista Nature que mostra que essas colônias, vitais para a polinização, têm maior probabilidade de sucumbir na presença dessas substâncias.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um terço de todos os alimentos de origem vegetal dependem da polinização das abelhas. Cientistas têm se preocupado com a queda do número de abelhas em tempos recentes, principalmente na América do Norte e na Europa.
Pesquisadores britânicos expuseram, por quatro semanas, colônias formadas por 40 abelhas mamangava - maiores que as abelhas de mel comuns - aos pesticidas neonicotinoide e piretroide.
No grupo exposto, dois terços das abelhas se perderam (morreram ou não retornaram). No grupo controle, apenas um terço se perdeu. Além disso, as abelhas que receberam os pesticidas só conseguiram colher cerca de metade do pólen em comparação com as outras abelhas.
Os achados ressaltam a importância de testes mais amplos, para assegurar que os pesticidas não atinjam também as abelhas. / REUTERS

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

50 anos de LED


LED completa 50 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2012



SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. LED completa 50 anos. 11/10/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=led-50-anos. Capturado em 25/10/2012. 






LED completa 50 anos
O primeiro LED custou U$260,00 só em materiais.[Imagem: GE]










O primeiro LED
Em Outubro de 1962, o então jovem doutor Nick Holonyak apresentava ao mundo o primeiro LED (Light-Emitting Diode), um diodo emissor de luz.
Já se sabia que os diodos podiam emitir radiação na faixa do infravermelho, mas ninguém havia ainda conseguido fazê-los brilhar na faixa visível pelo olho humano.
Na época, a pesquisa com semicondutores ainda era emergente e quase uma curiosidade científica, em um mundo dominado pelasválvulas termoiônicas.
primeiro transístor era um adolescente, e não tinha ainda completado 15 anos de idade.
primeiro circuito integrado vinha na turma seguinte, com apenas 14 anos.
Mas os trabalhos com os masers, que levariam à descoberta do laser, fervilhavam, com vários grupos tentando criar dispositivos de estado sólido para a emissão de diversos comprimentos de onda. Devido à sua ligação com a GE, Holonyak queria fabricar um componente semicondutor que emitisse luz visível - em outras palaavras, uma lâmpada.
LED completa 50 anos
O LED foi apenas a primeira criação do Dr. Nick Holonyak, que tem uma série de contribuições na área. [Imagem: GE/Univ.Illinois]
"O Mágico"
Enquanto seu colega Robert Hall tentava construir um laser semicondutor no infravermelho usando GaAs (arseneto de gálio), Holonyak voltou-se para o espectro visível usando GaAsP (fosforeto arsenieto de gálio).
Em 9 de outubro de 1962, com toda a equipe assistindo, Holonyak tornou-se a primeira pessoa a operar um laser de liga semicondutora na faixa visível - o componente que iluminou o primeiro LED visível.
A equipe passou a chamar o primeiro LED visível de "o mágico", porque, ao contrário dos outros componentes, não era preciso olhar para os aparelhos para ver se ele estava funcionando.
Cinquenta anos depois, os LEDs estão em todos os aparelhos eletrônicos, TVs, monitores de computador, lanternas, semáforos, faróis de carros e uma infinidade de outras aplicações.
LED completa 50 anos
Inúmeros pesquisadores ao redor do mundo tentam resolver as deficiências da luz emitida pelos LEDs, que não é tão agradável aos olhos humanos, apesar de suas inúmeras vantagens. [Imagem: GE]
Lâmpada definitiva
O que ainda se espera é que os LEDs realizem a promessa de substituir de vez as lâmpadas incandescentes, que consomem energia demais, e as fluorescentes, que usam o perigoso mercúrio.
Apesar disso, o Dr. Holonyak chama seu pequeno "mágico" de "a lâmpada definitiva": "Porque a própria corrente elétrica é a luz," justifica ele.
Isso significa que um LED opera de forma energeticamente muito eficiente, com pouca perda de energia e uma dissipação de calor desprezível.
O grande entrave à sua utilização na iluminação residencial é que seu espectro de emissão não é contínuo, o que torna sua luz menos agradável aos olhos humanos.
Aos 83 anos, o cientista continua trabalhando na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sempre em parceria com a empresa GE.
O Dr. Holonyak é responsável também por vários avanços mais recentes na área:

Empresa anuncia fabricação de combustível a partir de ar e água


SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Empresa anuncia fabricação de combustível a partir de ar e água. 22/10/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fabricacao-combustivel-partir-ar-agua. Capturado em 24/10/2012. 

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2012




Empresa anuncia fabricação de combustível a partir de ar e água

Pesquisador da Air Fuel Synthesis observa o laboratório da empresa, onde um protótipo conseguiu produzir cinco litros de metanol desde Agosto.[Imagem: Air Fuel Synthesis]
















Gasolina do ar
Uma empresa emergente inglesa anunciou ter desenvolvido uma tecnologia que permite produzir combustível a partir de ar e água.
Mais precisamente, a partir de hidrogênio e gás carbônico, a substância que costuma ser responsabilizada pelas mudanças climáticas.
O produto é o metanol, que pode ser processado para produzir combustíveis usados em motores de automóveis.
O princípio empregado pela Air Fuel Synthesis não é novo, embora nenhum grupo de pesquisas tenha conseguido fazê-lo funcionar de forma viável.
Apesar de estar sendo saudado pela imprensa como "gasolina feita de ar" - o próprio nome da empresa sugere isto - o processo está longe de ser eficiente, e nem mesmo compartilha de total entusiasmo dentro da comunidade científica que busca alternativas ao petróleo que sejam ambientalmente sustentáveis.
Estágio inicial
O protótipo fabricado pela empresa está em operação desde Agosto.
Funcionando em escala contínua, ele produziu cinco litros de combustível desde então.
O projeto agora é construir um reator maior, capaz de produzir uma tonelada de combustível por dia, o que dependerá de acordos com "potenciais parceiros tecnológicos e investidores", segundo a empresa.
A empresa afirma ser possível construir esse reator em escala piloto dentro de dois anos. Uma refinaria em escala comercial, contudo, deverá levar ainda 15 anos de novas pesquisas e aprimoramentos.
A produção de combustível líquido a partir de hidrogênio e CO2 seria uma alternativa para países sem reservas de petróleo, ainda que, no atual estágio, não seja possível estimar o custo do metanol produzido por essa via.
O avanço técnico alcançado pelos pesquisadores da empresa inglesa é significativo.
Mas algumas ressalvas são importantes justamente porque são resultados anunciados por uma empresa, e estarem sendo repassados pela grande imprensa como se a solução técnica já fosse um produto à disposição dos consumidores.
Carros sem poluição
Apesar de representar um conceito capaz de substituir o petróleo, o processo está longe de representar uma das melhores alternativas no campo das chamadas energias limpas.
Isso porque o hidrogênio necessário para a reação é produzido por eletrólise da água, o que consome uma grande quantidade de energia elétrica.
Se o objetivo for movimentar carros, faz mais sentido usar essa eletricidade, devidamente armazenada em baterias, para alimentar diretamente veículos elétricos, sem as perdas de conversão.
No final, os veículos elétricos não emitirão poluição, enquanto os automóveis movidos pela gasolina derivada da nova rota de síntese de combustível continuarão emitindo poluentes exatamente como os atuais.
Economia do hidrogênio
A produção do hidrogênio é um dos maiores gargalos para que a tecnologia possa viabilizar a chamada economia do hidrogênio.
Neste caso, o que se propõe é o uso do hidrogênio em células a combustível, que produzem eletricidade diretamente, emitindo apenas vapor d'água como subproduto.
Recentemente, uma equipe norte-americana demonstrou a viabilidade de um princípio similar, mas muito mais interessante de todos os pontos de vista.
O processo também usa CO2 e hidrogênio, mas o hidrogênio é produzido por energia solar. O produto final é o isobutanol.
Teoricamente, o hidrogênio produzido por energia solar pode ser usado na conversão do CO2 para sintetizar combustíveis líquidos com alta densidade de energia, o que também pode ser feito usando microrganismos geneticamente modificados.
Economia do CO2
A ideia de usar o CO2 para fabricar combustíveis, está sendo igualmente perseguida por várias vias.
Em 2010, uma equipe apresentou uma versão similar o conceito, baseado em um óxido de terras raras:
Duas outras pesquisas recentes merecem destaque nessa busca de transformar o CO2 de rejeito indesejado em energia útil:

Código sem solução


23/10/2012 - 03h30

Editorial: Código sem solução


A queda de braço entre Executivo e Legislativo pelo Código Florestal poderá enfim ser decidida --no Supremo Tribunal Federal. Sabe-se lá se e quando isso vai acontecer.
Alguns líderes do setor agropecuário reagiram mal à decisão da presidente Dilma Rousseff de legislar sobre o assunto com um decreto. Ameaçam, agora, levar o caso à corte constitucional.
O imbróglio começou quando a Câmara, no primeiro semestre, ignorou acordo obtido no Senado pelo qual proprietários rurais que haviam desmatado ilegalmente áreas em margens de rios poderiam livrar-se de multas e autuações desde que restaurassem a vegetação numa faixa de largura definida, num prazo de cinco anos.
Deputados ruralistas liderados pelo PMDB alteraram o texto do Senado para diminuir as medidas da faixa de recomposição. Sairiam beneficiadas inclusive as propriedades médias e grandes.
Avolumaram-se, então, as pressões para que o Executivo vetasse, se não a totalidade do texto, ao menos o artigo 62, referente ao assunto, substituindo-o por uma medida provisória.
Foi o que aconteceu. Ocorre que a Câmara, mais uma vez, opôs-se às intenções presidenciais e alterou a medida provisória. A presidente Dilma, em retaliação, vetou mais uma vez as mudanças e publicou no "Diário Oficial da União" um decreto que recuperava sua proposta.
A decisão de preencher as lacunas geradas pelo veto por meio de decreto causou fortes reações de parlamentares ligados ao agronegócio. O vice-líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), ameaça recorrer ao STF. Considera que o Executivo utilizou um subterfúgio para alterar unilateralmente uma decisão do Legislativo, o que seria inconstitucional.
Alguns ambientalistas também se manifestaram a favor da anulação do decreto, mas por outros motivos --consideram insuficientes os pontos contemplados.
O caso revela mais uma vez a renitente dificuldade dos oponentes em ceder para prover o país com uma legislação que, se não é a ideal para nenhum dos lados, permite regular conflitos e obter algum equilíbrio entre atividade econômica e preservação natural.
Ganhariam todos se prevalecessem posições mais moderadas. O atual clima de beligerância entre ambientalistas e ruralistas --ou entre Legislativo e Executivo-- precisa cessar. A continuidade desses embates no STF só contribuirá para adiar ainda mais a aplicação do Código Florestal e fomentar um indesejável quadro de insegurança jurídica no setor.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

E agora?


18/10/2012 - 12h21

Setembro tem recorde de calor e de gelo na Antártida

DA REUTERS


O mês passado foi o setembro mais quente já registrado na Terra, dizem cientistas de uma agência governamental americana que estuda o clima e o oceano.
A média da temperatura global dos continentes e dos oceanos no mês passado foi de 15,67º C ou 0,67º C acima da média geral do século 20.
A temperatura média global só dos continentes em setembro foi a terceira mais quente já registrada para esse mês.
A Rússia central, o Japão, o oeste da Austrália, o norte da Argentina, o Paraguai, o oeste do Canadá e o sul da Groenlândia tiveram temperaturas maiores que a média em setembro, enquanto o leste da Rússia, o oeste do Alasca, a África do Sul, grande parte da China e partes do Centro-Oeste superior e sudeste dos Estados Unidos registraram temperaturas notavelmente abaixo da média.
Nasa/AFP
Imagem do gelo antártico tirada pelo satélite Aqua, da NASA
Imagem do gelo antártico tirada pelo satélite Aqua, da NASA

POLOS OPOSTOS
A cobertura de gelo no Ártico atingiu seu menor nível histórico no último mês, enquanto a Antártida registrou sua maior cobertura de gelo na história.
"A magnitude dos recordes em cada região (ártica e antártica) é muito diferente", diz Deke Arndt chefe do monitoramento climático da agência americana. "O Ártico está deixando todos os recordes para trás, não existem superlativos suficientes para descrever o que vem acontecendo lá nos últimos cinco ou seis anos".
Para contextualizar o atual recorde negativo de gelo no Ártico, basta comparar com o último recorde, registrado em 2007, quando especialistas disseram que a queda na cobertura de gelo no Polo Norte era "assombrosa" e um sinal claro da aceleração do aquecimento global.
Portanto se o recorde de gelo na Antártida é o "rei do pedaço", diz Arndt, "o recorde que o Ártico vem construindo é totalmente diferente. A mudança é maior, mais rápida e está estabelecendo novas características na região".
As condições do Ártico são importantes, já que a região é às vezes chamada de "ar condicionado da Terra" por sua capacidade de influenciar a temperatura no planeta.
O aumento do gelo antártico, apesar de contraintuitivo, é devido a mudanças no padrão dos ventos, o acaba que empurrando o gelo do mar para fora, aumentando a sua extensão.
"Um mundo mais quente pode ter consequências complexas e às vezes surpreendente ", disse pesquisador Ted Maksym, de um navio de pesquisa australiano cercado por gelo marinho da Antártida.
David Vaughan, da Pesquisa Antártica Britânica diz que "sim, o que está acontecendo na Antártica tem as impressões digitais da atuação humana nas mudanças climáticas."

Ideia de jardim vertical em casa


http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2012/10/15/ideia-de-jardim-vertical-em-casa/

Casa em Portugal mostra como usar jardins verticais

Por Gisele Eberspacher às 14h50 de 15/10/2012

O estúdio de arquitetura FVArquitectos construiu, na cidade de Estoril, em Portugal, uma casa com jardins verticais. Usando esse tipo de estrutura, a casa mostra que é possível trazer mais verde, mesmo quando o terreno é pequeno e não permite a montagem de um grande jardim.

Assim, janelas e painéis de vidro (para utilizar a luz natural) são normalmente virados para as paredes verdes. Esse artifício ajuda também a deixar a temperatura interna mais amena.
Outra característica sustentável da casa é a utilização de painéis solares para obtenção de energia.
Veja mais aqui (em inglês).

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Referencial do GBC Brasil para residências sustentáveis está em consulta pública




18/Outubro/2012

Profissionais da construção civil podem enviar suas sugestões até dia 31 de outubro

http://www.piniweb.com.br/construcao/habitacao/referencial-do-gcb-brasil-para-residencias-sustentaveis-esta-em-consulta-271992-1.asp

Gustavo Jazra



Markus/Shutterstock


O Referencial GBC Brasil Casa, apresentado pela Green Building Council Brasil (GBC) em setembro, está aberto para consulta pública até o dia 31 de outubro. A ideia é que profissionais da construção civil enviem suas sugestões sobre a publicação.



Atendendo a uma crescente demanda do mercado de construção civil e das empresas membros da instituição, o referencial tem o objetivo de estabelecer parâmetros nacionais de sustentabilidade, reduzir impactos ambientais e ainda conscientizar todos os envolvidos no setor.
A organização também disponibiliza inscrições para projetos pilotos, que servirão de exemplos práticos sobre como aplicar os critérios. Para participar, as residências precisam ter prazo de execução de, no mínimo, um ano e estar no fim da concepção do projeto ou início da obra. Serão selecionados cinco empreendimentos para a fase piloto.
Para comentar o modelo, os interessados devem baixar os critérios, fazer os comentários e enviar o documento pelo próprio site do GBC. Além disso, através do link também é possível inscrever projetos que serão selecionados para o piloto.


Leia mais:


Apresentação Referencial GBC Brasil Casa®

Atualmente o GBC Brasil está desenvolvendo um Referencial para Casas Sustentáveis.

Este trabalho é organizado e dividido em comitês técnicos temáticos, onde participam mais de 200 profissionais voluntários de diversos setores da cadeia da construção civil, tais como empresas produtoras de materiais, construtoras, incorporadoras, universidades, iniciativas públicas, entre outros.

Os comitês são divididos por temas específicos, tais como: implantação, energia e atmosfera, uso racional da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e requisitos sociais. Neles, são discutidos assuntos relacionados com o tema e a criação dos pré-requisitos e créditos do Referencial para Casas Sustentáveis, com base nas certificações já existentes e leis e normas brasileiras.

Este é um trabalho totalmente voltado para o mercado residencial imobiliário do país, que tem como objetivo suprir a demanda habitacional efetiva, assim como, disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, que buscam viabilidade econômica, criação de ambientes mais saudáveis, redução da extração de recursos naturais do ambiente e conscientização da demanda do setor residencial.

O Brasil recebeu pela terceira vez o selo de Bandeira Azul, que representa qualidade ambiental das praias e marinas


Praia do Rio de Janeiro é certificada com selo internacional

O Brasil tem ao todo duas praias e uma marina com o certificado; para se hospedar em alguns desses locais é preciso desembolsar de R$ 61 a R$ 552

Por Juliana Américo Lourenço da Silva 

SÃO PAULO – O Brasil recebeu pela terceira vez o selo de Bandeira Azul, que representa qualidade ambiental das praias e marinas. A Prainha, no Rio de Janeiro foi certificada pela FEE (Fundação para Educação Ambiental, em inglês) para a temporada 2012/2013. As outras duas bandeiras se encontram na Praia do Tombo, em Guarujá (SP), e na Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ).
O programa já certificou mais de 3,8 mil praias e marinas em 46 países, desde 1987. Para obter a Bandeira Azul é necessário atender a 33 critérios, tais como qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio-ambiente local, segurança e serviços, e infra-estrutura de apoio. O objetivo da certificação é elevar o grau de conscientização sobre a proteção do ambiente marinho e costeiro.
Prainha - Rio de Janeiro

Prainha
Localizada na Barra da Tijuca e protegida pela Mata Atlântica, a praia é normalmente procurada por surfistas que pretendem se aventurar nas ondas que podem chegar a três metros de altura. Os hotéis na região cobram entre R$ 61 e R$ 380 a diária individual, de acordo com o site Decolar.com, e ficam em torno de 45 minutos do Aeroporto Santos Dumont. Para quem não quiser aproveitar somente a praia, é possível visitar o Parque Municipal Ecológico da Prainha e o Parque Ecológico de Marapendi, para fazer trilhas, caminhadas e piquenique.

Praia do Tombo
A praia tem uma extensão de 900 metros e leva esse nome por causa da sua formação geológica, com fortes ondulações e diversos buracos. O local é palco de campeonatos de surf e área de treino de surfistas profissionais. Os hotéis cobram de R$ 161 a R$ 295 a diária por pessoa e os turistas podem aproveitar fortes e fortaleza do período do império, além de trilhas e mirantes.

Marina Costabella
Em funcionamento desde 2007, a marina possui vagas para barcos, espaço para jet-sky, restaurantes, loja de conveniência e enfermagem. A distância do centro da cidade é de cerca de 15 minutos e a diária da hospedagem, em Angra dos Reis, custa entre R$ 72 e R$ 552 por pessoa. No local é possível aproveitar diversas praias, cachoeiras, grutas e ilhas.

O que é a Plataforma Liderança Sustentável?



Quer saber o que é a Plataforma Liderança Sustentável de um jeito rápido e bem-humorado? A Bonita Produções, um dos parceiros de Ideia Sustentável para a produção de audiovisuais, encarou o desafio de explicar. Confira o resultado! São apenas dois minutos de alegria e conteúdo garantidos! Compartilhe essa ideia você também!

Saiba mais sobre a Plataforma e inspire-se em:
ideiasustentavel.com.br/lideres/



http://vimeo.com/50580899

O que é a Plataforma Liderança Sustentável? from Ideia Sustentável on Vimeo.