quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe


Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe
28/9/2012
Cataratas do Iguaçu dividem Brasil e Argentina
chamada
Para estreitar as relações de cooperação entre os países da América Latina e Caribe no tema dos recursos hídricos, o projeto Água – Conhecimento para Gestão oferecerá oito cursos gratuitos, em língua espanhola, na área de gestão de recursos hídricos nos próximos dois anos. No total serão oferecidas cerca de 1.000 vagas. As primeiras turmas já estão com inscrições abertas até 5 de outubro (curso Qualidade de água em reservatórios) e 11 de outubro (Hidrologia Básica e Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto). As três capacitações têm 40h de carga. As três capacitações têm 40h de carga e terão atividades entre novembro e dezembro.
Todos os cursos são gratuitos e a maioria deles tem a vantagem de ser totalmente a distância, o que permite a redução de despesas (principalmente com transporte e hospedagem) para os participantes da América Latina e do Caribe. Outra virtude é que esta modalidade permite um apoio técnico mais amplo para os alunos. Em menor medida também serão oferecidas capacitações no formato semipresencial. Para que os participantes recebam certificado ao final dos cursos, é necessário atingir um aproveitamento mínimo estipulado pelo Água – Conhecimento para Gestão.
Entre as capacitações previstas há cinco temas principais a serem abordados: Hidrologia, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Todas as informações divulgadas no âmbito do projeto, por meio de boletins eletrônicos, também estão disponíveis em espanhol. Para receber tais informações basta se cadastrar no site www.aguaegestao.com.br.
O Projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Campanha contra o abandono de animais em parques

01/10/2012 - 16:23


SMA lança campanha em defesa aos animais

http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1462


01 de 08















No dia 04 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente lança campanha inédita para impedir a prática de abandonos de animais em parques estaduais



Em busca de coibir o abandono de animais, problema que afeta a maiorias dos parques estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e seus parceiros promovem nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o lançamento de uma série de placas de conscientização sobre o abandono. As placas serão inauguradas pelo secretário Bruno Covas, em evento no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), às 16h30.



O material compreende 20 placas de caráter educacional que destacam o aspecto legal do abandono, considerado crime por ser uma cruel forma de maus-tratos a animais. Elas serão dispostas nos principais acessos aos parques e em pontos críticos de abandono, segundo levantamento dos grupos voluntários. Das 20 placas, 12 serão instaladas no Parque Estadual Alberto Löfgren, principal palco de atuação dos grupos protetores dos animais, quatro no Parque Villa-Lobos e as outras quatro aguardam definição. Outras áreas naturais, da capital e do interior, serão contempladas nos meses seguintes e durante o próximo ano.



Além das placas, a SMA confeccionou 100 mil folhetos “Abandono de animais nos parques” para dar continuidade à distribuição nos parques estaduais e conscientizar de funcionários e visitantes. Todo esse material, desenvolvido pelo setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as entidades protetoras em março de 2012, faz parte das ferramentas utilizadas pela SMA para colaborar com o combate ao abandono.



Problema tão antigo quanto os próprios parques, o abandono de animais em áreas verdes é fruto da certeza da impunidade combinado com a ilusão de que animais domésticos sobrevivem dignamente nas áreas naturais, quando a realidade é exatamente o oposto. Animais abandonados ficam condenados a uma vida indigna, expostos a maus-tratos e doenças, impactam negativamente as áreas de preservação ambiental, competem por espaço e alimento com a fauna silvestre e, ao lutar por sua sobrevivência, podem prejudicar o equilíbrio natural. Vítimas de indiferença, amedrontados, acuados, doentes ou feridos, podem se tornar agressivos. Além disso, reproduzem-se sem controle, fazendo com que o problema torne-se ainda maior se não for enfrentado.



Antes vistos como um mero problema de saúde pública, hoje os animais domésticos em estado de abandono mobilizam um número enorme de pessoas atuando em sua proteção. Cada dia mais são encarados como uma questão ambiental e vistos como merecedores da mesma dignidade e atenção que outras questões ambientais recebem. A ação da SMA, em parceria com as entidades protetoras, sinaliza nessa direção.



Proteger os animais – coisa de santo



O dia 4 de outubro homenageia São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Assim como o santo, os grupos voluntários Os Cães do Parque, Natureza em Forma, Celebridade Vira Lata, Distrito Animal e a ONG Cão sem Dono, parceiros da SMA, atuam fortemente em defesa dos animais, principalmente domésticos, maiores vítimas dos abandonos.



O lançamento das placas é um complemento da campanha iniciada pela SMA, em março de 2012, quando o secretário Bruno Covas recebeu os grupos voluntários, hoje parceiros da SMA, para ouvir suas sugestões. O encontro resultou numa mobilização contra o abandono de animais nos parques estaduais, áreas administradas pela SMA, que contou com um seminário entre entidades, Polícia Militar Ambiental e técnicos do Departamento de Fauna da SMA e a confecção do folheto institucional “Abandono de animais nos parques”.



A abordagem do tema é uma resposta a crescente demanda de ações em prol dos animais provenientes da sociedade civil. O grupo voluntário Os Cães do Parque, que há cerca de três anos atua de forma continuada em um dos parques estaduais de São Paulo, assiste uma pequena população de cães fixadas no parque e atuam em seu controle populacional através de castrações. Ainda, os voluntários de Os Cães do Parque são responsáveis por cerca de 150 resgates de animais abandonados, entre cães e gatos, encaminhados para adoções regulares.



Serviço



Evento: Lançamento da Campanha contra o abandono de animais em parques - Inauguração de placas

Data: 04 /10/ 2012

Horário: 16h30

Local: Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)

Endereço: Rua do Horto, 931 – Tremembé



Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente


(11) 3133-4008/3370/3376/3933



Os Cães do Parque


Assessoria: Cida Cândido


(11) 9.8997.4865







Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio


http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/prozonesp/eventos-ozonio/12-14%C2%B0-seminario-do-dia-do-ozonio--2009


img





O 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio foi realizado no dia 18 de novembro de 2009, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA.
O evento, realizado pela Coordenação do Prozonesp em conjunto com o Setor de Clima e Energia da CETESB, Grupo Ozônio e Abrava, contou em sua abertura com o Diretor-Presidente da CETESB, Fernando Rei, com o representante do Ministério do Meio Ambiente, Euler Martins Lage, com o representante do PNUD, Anderson Moreira Alves, e também com o representante da Abrava, Samuel Vieira.
As apresentações de palestras foram feitas pelos especialistas em CFCs e HCFCs: Paulo Neulaender - Abrava, Euler Martins Lage - MMA, Ruy de Goes Leite de Barros - PNUD, Donato N. Di Giacomo - IMT.
O evento teve como principal foco de discussão o Plano Nacional de Eliminação de HCFCs, em cumprimento com o Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário. O Plano prevê que o consumo de CFCs no Brasil deve ser igual a zero em 2010, sendo que a importação desses gases já não ocorre mais pelo Brasil.
Para Paulo Neulaender, diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento - Abrava, que juntamente com a CETESB e a SMA promoveu o encontro, o setor de refrigeração será bem sucedido na eliminação do uso dos CFCs e HCFCs. Ele fez um breve histórico das ações do Grupo Ozônio, que agora passou a se denominar Grupo Clima Ozônio, dando conta de que nos 14 anos de sua existência, o grupo, fundado por representantes da CETESB, para estimular a proteção da camada de ozônio e divulgar boas práticas, só vem crescendo e obtendo novas adesões. Conforme o palestrante, foram 14 seminários, realizados anualmente, com média de 230 participantes, inúmeras palestras em indústrias e universidades e uma lista eletrônica com mais de 5135 participantes, além de parcerias sólidas com instituições privadas e governamentais. 


Palestras 
Avaliação das Emissões de HCFC-22 pelos Sistemas de Refrigeração Comercial em Supermercados - Donato N. Di Giacomo
O Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs - Euler Martins Lage
Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio - Paulo Neulaender
O PBH e a Conversão de Empresas - Ruy de Goes Leite de Barros
Audios do 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio 
Parte 1 de 6
Parte 2 de 6
Parte 3 de 6
Parte 4 de 6
Parte 5 de 6
Parte 6 de 6





Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos"


Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos" / em várias cidades



A Agência Nacional de Águas - ANA realizará, em alguns dos principais pólos de irrigação do país, uma série de cursos de capacitação na área de irrigação. Os cursos serão ministrados por alguns dos mais renomados profissionais brasileiros da área de irrigação e abordarão dois temas: Manejo da irrigação: “onde, quando e quanto irrigar”; e "Avaliação e manutenção de equipamentos de irrigação”. Cada tema será desenvolvido focando o principal sistema de irrigação utilizado na região onde o curso será ministrado. O objetivo principal desses cursos é o ensino, difusão e atualização de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Os cursos serão direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do SINGREH com o interesse de se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas (8 horas) e práticas (8 horas). Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas a 30 alunos por turma. O calendário com as cidades e as datas dos cursos podem ser visualizados no arquivo anexo. As inscrições estarão abertas a partir de 28 de setembro, sexta-feira, aqui no Portal. O período de inscrição e programa de cada curso poderão ser acessadas nos arquivos anexos na página de inscrição.



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Construção de parque linear na China

1/Outubro/2012


Construção de complexo projetado por Foster + Partners na China é iniciada


http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/construcao-de-complexo-projetado-por-foster-+-partners-na-china-271177-1.asp
Parte do projeto de expansão de Xangai, terreno de 28 mil m² abrigará parque linear e edifícios comerciais com soluções sustentáveis



Aline Rocha


Foram iniciadas as obras do Hongqiao Vantone SunnyWorld Centre, complexo de 28 mil m² formado por um parque linear e edifícios comerciais sustentáveis no centro de Xangai, na China.  O projeto arquitetônico é do escritório Foster + Partners.

Divulgação: Foster + Partners

Os edifícios do complexo possuem formato triangular e serão construídos nos cantos do terreno, para maximizar a vista para o parque. A área verde ajudará a minimizar a incidência de luz solar nos prédios, diminuindo o consumo de ar-condicionado.
Além de escritórios, o complexo comercial ainda vai abrigar lojas e restaurantes no andar térreo. Na cobertura, serão implantados telhados verdes.
Já o parque, que será de acesso público, termina em um edifício histórico da cidade. O Hongqiao Vantone SunnyWorld Centre faz parte do projeto de expansão de Xangai.

Divulgação: Foster + Partners








A nova geração de mictórios privilegia a economia de água.

26/Setembro/2012


Começa em Bolonha a Cersaie, feira de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias

http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/comeca-em-bologna-a-cersaie-feira-de-revestimentos-ceramicos-e-270985-1.asp

Veja os lançamentos de produtos para banheiros; vaso sanitário com controle remoto, mictório sem água e chuveiro multissensorial são algumas das novidades



Ana Paula Rocha, de Bolonha



Cerca de 270 expositores de todo o mundo estão apresentando novidades em produtos para banheiro na feira Cersaie 2012, que acontece até 29 de setembro na cidade de Bolonha, na Itália.



Se o visual clean se tornou uma unanimidade nas louças sanitárias, produtos hi-tech e ajustáveis ao gosto de cada consumidor vêm se tornando o diferencial das empresas. Economia de água e energia também são destaques nos lançamentos. Confira alguns produtos selecionados pela reportagem:



Brandoni
Divulgação: Brandoni











Com design assinado pelo arquiteto Fabrizi Batoni, o Monolite combina o fogo e a água ao abrigar, em uma única torre, o chuveiro e radiador do sistema de aquecimento. A coluna está disponível nas larguras de 500 mm ou 400 mm e nas versões com vidros abertos nos dois lados, fechados ou na versão de canto com porta lateral articulada fechada.
Tel. +39 071 78 22 026
www.brandoni.com
info@brandoni.com
Catalano
Divulgação: Catalano












O sanitário CataClen possui um sistema integrado para melhorar o conforto do usuário. Entre as funções disponíveis estão higienização, secagem e desodorização, interruptores de sensor de toque, auto-limpeza e até regulação de temperatura. Essas características são ajustadas por meio de um controle remoto que acompanha a louça.
Tel. +39 076 15 661
www.catalano.it
Graff
Divulgação: Graff












O chuveiro Aqua-sense se propõe a criar uma experiência sensorial completa. O produto possui queda de água ajustável, semelhante à chuva, e é equipado com luz led que pode mudar de cor, além de um sistema de som e tela sensível para a execução de músicas e vídeos.
sales@graff-faucets.com
www.graff-faucets.com
Roca
Divulgação: Roca












Para economizar espaço, o In-Tank incorpora a cisterna dentro do armário da água. Com isso, a tecnologia dispensa instalações na parede, facilitando ainda, segundo a fabricante, a montagem do produto. Os botões de ativação da descarga estão localizados na própria louça. O sanitário também possui um sistema de injeção de ar para otimizar o fluxo de água.
www.roca.com
Rubinetterie Zazzeri
Divulgação: Rubinetterie Zazzeri




















A linha Tango, desenhada pelo arquiteto Roberto Innocenti, foi desenvolvida para agradar especialistas e consumidores comuns. O produto é comercializado com acabamento cromado ou de níquel. Cada torneira misturadora possui um controlador especial que permite o consumo de 8 litros por minuto ou 5,5 litros por minuto.
Tel. +39 055 696051
info@zazzeri.it
www.zazzeri.it
Artceram
Divulgação: Artceram
























O Il Cavalletto, assinado por Meneghello e Paolelli Associati, é um lavatório de cerâmica apoiado em cavaletes de madeira. O conjunto ainda abriga luz, acessórios, prateleiras e toalheiros. O lavatório é vendido em três posições: no centro, ou à direita ou à esquerda do cavalete.
Tel. +39 0761 599499
info@artceram.it
www.artceram.it
Olympia Cerâmica
Divulgação: Olympia























A linha Formosa de louças sanitárias une o clássico e o contemporâneo, de acordo com a Olympia Cerâmica. Há duas familias de produtos: redondo/oval e retangular, em um total de 12 itens. A empresa ainda disponibiliza duas coleções de acessórios para banheiros.
Tel. + 39 0761 573392
www.olympiaceramica.it
Duravit
Divulgação: Duravit























A nova geração de mictórios Architec privilegia a economia de água. O produto é operado sem tubos de água, acessórios de torneira ou água de lavagem, e possui uma membrana integrada no sistema de descarga, que permite o funcionamento sem água alguma. Esta membrana só se abre quando a descarga é acionada, se fechando logo apos a passagem da urina. A partir daí, é lançada uma mistura especial de ingredientes de pH neutro e ativos de limpeza para impedir a formação de odores desagradáveis.
www.duravit.it


Itaquerão e a temperatura...


01/10/2012 - 17h09

Itaquerão recebe primeiras peças para cobertura


EDUARDO OHATA
DE SÃO PAULO

O futuro estádio do Corinthians começou a receber nesta segunda-feira suas primeiras treliças --peças para a cobertura da arena. Elas foram colocadas no setor leste do estádio, que é a parte mais adiantada da obra.
As duas treliças centrais ficam sobre a central de controle do estádio e pesam, juntas, 140 toneladas.
O comprimento é de 78 metros, a altura de 10,5 m e ficam a 50 metros de altura (o equivalente a um prédio de 16 andares) sobre o campo.
O guindaste utilizado para erguê-las, o maior em operação no Brasil em obras civis (114 metros e capacidade de 1.500 toneladas), foi transportado desmontado em 80 carretas.
O perfil aerodinâmico, projetado pela Coutinho, Diegues, Cordeiro/DDG e com cálculo da alemã Werner Sobek, de Stuttgart, servirá para repercutir o som da torcida, amplificando-o, e direcionar o ar para as arquibancadas e ajudar no combate aos efeitos dos ventos.

Obras do Itaquerão - outubro

 Ver em tamanho maior »
1.out.12/Divulgação
AnteriorPróxima
O futuro estádio do Corinthians começou a receber, hoje, suas primeiras treliças. Elas foram colocadas no setor leste da arena
De acordo com o Corinthians, o Itaquerão tem mais de 50% das obras já concluídas. O setor leste do estádio já tem os degraus das arquibancadas inferior e superior assentados e os trabalhos de assentamento nas arquibancadas do setor oeste, sul e norte também caminham para o seu final. A expectativa é que o estádio esteja pronto em dezembro de 2013.
O Itaquerão será palco da abertura da Copa do Mundo-2014 e de mais cinco partidas da competição.
As obras no Itaquerão começaram em 30 de maio de 2011 com o início da terraplenagem. Desde 16 de janeiro, as obras da arena corintiana estão sendo feitas em três turnos e conta com 1.710 trabalhadores. O primeiro turno tem início às 7h30 e o último só termina às 5h30. Com isso, a arena fica paralisada por menos de duas horas por dia.

Ilustrações do Itaquerão

 Ver em tamanho maior »
Bernardo Itri/Divulgação
AnteriorPróxima
Ilustração do estádio do Corinthians
Os recursos serão repassados pelo Banco do Brasil, agente do BNDES, à EPE (Empresa de Propósito Específico) formada pela Odebrecht Participações e Investimentos e a Jequetibá Patrimonial, responsáveis pela construção e manutenção da Arena.
A capacidade normal do estádio será para 48 mil lugares, mas durante a Copa serão adicionados 20 mil assentos temporários.
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Parque chinês é refúgio na metrópole e um bom exemplo de preservação da natureza

Parque chinês é refúgio na metrópole e um bom exemplo de preservação da natureza


http://prefeitosonline.com.br/site/parque-chines-e-refugio-na-metropole-e-um-bom-exemplo-de-preservacao-da-natureza.html
Por Carolina Abrahao em agosto 24, 2012




Um das maiores economias do mundo nos dá um exemplo de incentivo ao amor pela natureza. Na região sul da China, próximo a Hong Kong, existe o ‘Shenzhen International Garden and Flower Expo Park’, espaço de 660 mil m² fundado em 2004. O local é um refúgio no meio do concreto e uma ótima dica de passeio (se você estiver na China).



“Shenzhen lembra a cidade de São Paulo. Está cercada de arranha-céus, shoppings e recebe milhares de migrantes. O parque tem vários jardins temáticos, lagos e obras de arte contemporânea. Recomendo a visitação do meio para o final da tarde, porque o calor é muito intenso. A média de temperatura chega aos 30 graus no verão. É fundamental estar hidratado, não esquecer do protetor solar e de usar um sapato bem confortável para encarar muitas subidas e descidas”, aconselha a brasileira Ana Flávia Pinheiro. Ela fez várias fotos, que coloquei na galeria logo abaixo.



Sendo assim, quando você for a Shenzken, no sul da China, visite o parque. A entrada é de graça é o local funciona diariamente das 6h às 21h. Fica em West Zhuzilin, no bairro de Futian, entre as rodovias Shenan e a East Qiaochen. A estação de metrô mais próxima é Qiaocheng Dong, utilizando a saída A.



Fonte: Estadão, Blog Flores de Lulu

CONSTRUÇÃO DE CASA SUSTENTÁVEL É PREOCUPAÇÃO DE MORADORES DO PARQUE DOS PRÍNCIPES



http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=91713:-construcao-de-casa-sustentavel-e-preocupacao-de-moradores-do-parque-dos-principes&catid=50:cat-demais&Itemid=331


Márcia Brandão NOTÍCIAS - Demais






Beatriz Makhoul Pascual, moradora no Residencial Parque dos Príncipes, localizado na zona Oeste de São Paulo, apostou na implementação de sistema para reutilizar água da chuva e energia solar na construção da sua nova casa.



Beatriz apostou na reutilização de água e energia solar na sua nova casa.



Hoje a preocupação com questões ambientais não se limita apenas a reduzir, reutilizar e reciclar os materiais. O uso racional de recursos naturais está sendo aposta também nas construções tanto comerciais, industriais como residenciais. A eficiência energética, o reuso da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e o não desperdício durante a obra são alguns dos requisitos essenciais quando se pensa em uma casa sustentável.



O crescimento de empreendimentos verdes para moradia fez com que fosse elaborada certificação específica para o segmento. O selo ambiental LEED - Leadership in Energy and Environmental Design registradas pelo USGBC - Green Building Council, organização mundial, sem fins lucrativos, com representação no Brasil e AQUA - Alta Qualidade Ambiental, desenvolvido no País, a partir da certificação francesa Démarche HQE, são alguns dos institutos que fizeram referenciais para habitações sustentáveis.



No Residencial Parque dos Príncipes, localizado no bairro do Butantã, zona Oeste de São Paulo, Beatriz Makhoul Pascual acaba de projetar a construção de uma casa sustentável, que será entregue no inicio de 2013. Ela adotou a utilização de sistema que permite reutilizar a água da chuva para lavar o quintal e regar a horta e o jardim, como também a captação da energia solar. Além disso, tem planos para instalar turbinas eólicas visando a economia de energia. “Deixarei a estrutura semipronta para quando tiver certeza da sua eficiência, porque no Brasil ainda não há uma pesquisa comprovando a sua capacidade”, explica.



Segundo Beatriz o que a levou ao engajamento ambiental foi o nascimento de seu filho. “Desde que eu tive meu pequeno, refleti sobre qual mundo quero deixar para ele. Mesmo que, em algumas vezes, tenha que arcar com um custo maior em prol da preservação dos recursos naturais, mesmo assim vai valer a pena”, ressalta. Atualmente, ela faz parte de uma das 700 famílias do local que separa material reciclável e descarta no Ecoponto, instalado pela APRPP - Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes em parceria com Cooper Vira Lata, cooperativa que realiza a coleta e separação do material. A iniciativa começou no final de 2011.



A compra de produtos de empresas ambientalmente sustentáveis e o reaproveitamento de materiais durante a obra é outro cuidado fundamental que contribui para a melhor utilização dos recursos naturais. “Geralmente durante a contrução de uma residência há o desperdício de 30% de materiais como, concreto, tijolos, entre outros. Isso significa que, de cada três casas construídas uma é praticamente jogada fora”, afirma Eduardo Schirrmeister, arquiteto e urbanista responsável por mais de 60 projetos no Parque dos Príncipes.



Para Schirrmeister, as construções sustentáveis vêm cada vez mais difundindo no Brasil e por isso é um caminho sem volta, além de já estar constituído em lei. “Hoje quando se vai projetar uma residência, os próprios donos têm a preocupação de reaproveitar a água, diminuir o consumo de energia e apostar em áreas verdes”, destaca.



Saiba Mais



Sistema de captação de água da chuva: utilização de calhas no telhado para captar a água da chuva que depois é dirigida a um reservatório (separado do convencional). Em seguida, a água passa por um filtro no qual é retirada a sujeira. Logo após, o líquido é bombeado e encaminhado a uma caixa d’água para poder ser utilizado. No caso do seu uso para descarga do banheiro será necessário fazer um sistema duplo.



Sistema de energia solar: é feita com a instalação de um painel solar, de um inversor de corrente e baterias para a retenção da radiação solar. Depois que as células fotovoltaicas absorvem a luz solar, a eletricidade gerada é enviada ao dispositivo de armazenagem. Antes da utilização e distribuição pela casa, essa corrente passa pelo inversor de corrente, transformando o que antes era corrente contínua em corrente alternada. A corrente alternada então é distribuída por meio das caixas de distribuição e por toda casa, como a corrente elétrica convencional.

Siga-nos

http://twitter.com/@linkportal

http://www.facebook.com/pages/LINK-Portal-da-Comunicação



APRPP (www.parquedosprincipes.com.br)



Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes



Em 1983, os proprietários do loteamento Parque dos Príncipes criaram a “Sociedade Amigos do Parque dos Príncipes”, visando assegurar a qualidade de vida prevista nos contratos de compra dos lotes.



A atual denominação “Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes” – APRPP – surgiu em 2006, com a atualização do estatuto pelo novo Código Civil.



O Parque dos Príncipes situa-se parte em São Paulo (72% dos lotes) e parte em Osasco (28%). Os moradores de Osasco possuem sua própria associação. A APRPP representa somente os proprietários da área paulistana do loteamento, onde há 1.287 lotes, com 500 m2 em média, e áreas verdes que perfazem 236.261 m2.



As principais atribuições da APRPP são: zelar pela segurança dos moradores, exercendo vigilância privada em cooperação com a segurança pública; fazer respeitar as restrições de ocupação do solo e impedir atividades incompatíveis com a zona estritamente residencial (ZER1); cuidar das áreas verdes, evitando que haja degradações e que surjam pontos de insegurança; representar os residentes perante o poder público para fazer valer seus direitos, firmar parcerias e obter melhorias de infraestrutura e saneamento; promover a união dos moradores por meio de atividades e eventos sociais.