sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cachorródromo: parques de Curitiba podem ganhar espaços especiais para os cães

Cachorródromo: parques de Curitiba podem ganhar espaços especiais para os cães


Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Aproveitar um dia de sol, em um dos belíssimos parques de Curitiba é uma delícia. Melhor ainda se neste passeio você puder ter a companhia de seu cachorro, diversão garantida para você e seu amigão. Mas na prática, os parques, bosques e praças da cidade nem sempre oferecem a melhor estrutura para uma convivência harmoniosa entre os humanos e os animais. Alguns deles podem até oferecer perigos para os cães, por conta do risco de fuga e acesso fácil para a rua. Além disto, entre os frequentadores dos parques também têm as pessoas que (infelizmente), não gostam de cachorro.
Mas agora, uma proposta de lei em discussão na Câmara Municipal de Curitiba, se aprovada, pode ajudar a solucionar estes conflitos. Apresentado pelo vereador Osias Moraes (PRB), o projeto propõe instalar “cachorródromos”, espaços exclusivos para cães nos parques e praças da capital. Neste projeto, a ideia é construir espaços cercados e limitados, para que os cães possam brincar sem coleira, livres para correr.
Além dos animais e seus tutores, segundo o autor da proposta, o benefício também se estenderia às famílias, crianças, adultos e idosos, já que estas pessoas não teriam contato com os pets, caso não seja queiram.
Protocolado no fim de julho deste ano, o projeto que regulamenta os “cachorródromos” está sob a análise da Procuradoria Jurídica e ainda deve passar pelas comissões temáticas da Câmara. De lá, a proposta segue para o plenário e, se aprovada, para sanção do prefeito. Com a lei sancionada, quem fará o investimento e definirá onde estas estruturas serão instaladas, além de especificar que tamanho e características terão, será a Prefeitura de Curitiba.
E você, levaria seu cão em um cachorródromo? Em qual parque este espaço seria bem aproveitado?