sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Faça você mesmo: limpeza do ralo


http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1258-faca-voce-mesmo-limpeza-do-ralo.html?utm_source=eCycle&utm_campaign=cbfdcdcf98-Newsletter_88_19_12_2014&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-cbfdcdcf98-127465085

Conheça uma receita simples, prática e ecoeficiente para desentupir ralos

Vira e mexe e o ralo entope. Na cozinha, devido a pequenos pedaços de alimentos, gordura e óleo. No banheiro, o problema são cabelos, pelos e restos de sabonete. As soluções comumente encontradas no mercado passam por produtos químicos potentes que, apesar de resolverem o problema, contribuem muito para a poluição, principalmente se a sua cidade não tiver programa de tratamento de esgoto.
Uma solução ecoeficiente e rápida é fazer uma receita que é tiro e queda na prevenção ao entupimento de ralos. Vamos a ela:
Ingredientes
-1/2 copo de bicarbonato de sódio;
-3,5 litros de água;
-1 xícara de vinagre branco;
-1/2 limão espremido.

Modo de preparo
Primeiro jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, misture uma xícara de vinagre branco com o meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio. Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, deixando seu ralo limpo.
Funcionamento
bicarbonato de sódio é um químico alcalino que vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação do ralo. O vinagre é um ácido que vai fazer fazer com que o bicarbonato de sódio espume, facilitando a ação do químico em toda a tubulação. Faça uso periodicamente desta receita na prevenção de entupimentos. Ela garantirá que não haja um acúmulo de resíduos em sua tubulação e que uma condição irreversível ocorra.
A importância de se limpar o ralo com frequência e de substituir produtos químicos por outros mais ecológicos se reflete no Brasil, por exemplo, na questão dos rios da cidade de São Paulo. Há 40 anos se debate uma solução para tal problema e, até hoje, houve apenas uma pequena melhora. Muita dessa poluição provém de resíduos residenciais, como inseticidas, detergentes, soda cáustica, entre outros. Veja mais aqui.
Veja também: