PARQUES SUSPENSOS
SUSTENTABILIDADEpor Joanna Guinle
A cidade de São Paulo é especialista em recuperar áreas degradadas, com ajuda privada, e transformá-las em locais de lazer e uso público. São os casos do Parque do Povo, do Parque Raposo e da Praça Victor Civita.
Por esse motivo, o projeto de demolição do Elevado Costa e Silva (conhecido como minhocão), apresentado em 2010 pelo então prefeito Gilberto Kassab, causa espanto.
No início deste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro começou a demolição da Avenida Perimetral no centro da cidade. Como qualquer projeto deste tipo, não falta polêmica. De um lado estão os amantes da cidade, que pouco utilizam a Via e corretamente acham que ela "enfeia" a paisagem; do outro, estão os que a utilizam e veem nas obras um caos no já complicado trânsito carioca.
O que falta para todos os lados, inclusive para os que tramitam o projeto do Kassab é, na minha opinião, bom senso.
Só a primeira fase da demolição da Perimetral custará aos cofres públicos R$ 1 bilhão.
Por que falta bom senso? Por que enquanto demolimos, destruindo patrimônio, gerando lixo e a um custo muito alto, em outros países como França e Estados Unidos, por exemplo, prefeituras dão show em transformar.
O High Line Park, em Nova York era, até 2004, uma linha de trem abandonada com data marcada para ser demolida. Graças à um grupo de moradores da região, O "Friends of the High Line", o projeto de demolição foi abandonado e outro, de preservação da ferrovia, dando lugar à um parque, começou a ser desenhado. Em 2011 foi aberto ao público o High Line Park. A transformação da estrada de ferro em um parque urbano tem estimulado o desenvolvimento imobiliário nos bairros que ficam ao longo da linha, além de trazer turistas para uma área antes esquecida da cidade.
High Line Park
A ideia do High Line veio do bem sucedido projeto Promenade Planté, em Paris, que em 1989 trouxe um parque para a cidade, numa região onde também passava uma linha de trem. A Promenade segue uma faixa de 4,7 km e é considerada o maior cinturão verde de Paris.
Outros projetos semelhantes estão saindo do papel, o Bloomingdale Trail, em Chicago, que também prevê a transformação de uma ferrovia em parque e o Low Line que tem como objetivo transformar uma antiga e abandonada estação de metrô subterrânea num parque com energia solar.
Da esquerda para a direira: Bloomingdale Trail e Promenade Planté
Quem sabe não nos juntamos e formamos um grupo para tentar salvar o minhocão e transformá-lo numa versão paulista do High Line, caso o projeto de demolição seja aprovado?