10/Abril/2013Guia gratuito mostra como atender à nova norma de desempenhohttp://www.piniweb.com.br//construcao/legislacao/guia-gratuito-mostra-como-atender-a-nova-norma-de-desempenho-280776-1.asp Publicação de 300 páginas da CBIC traz comentários técnicos e esclarecimentos jurídicos sobre como atender à NBR 15.575:2013Renato Faria, da revista Téchne | |
Qual a resistência mínima das paredes a fechamentos bruscos das portas? Que normas regem os ensaios necessários para verificar a isolação sonora de fachadas? Quais as características do revestimento de piso a ser usado em áreas molhadas, rampas e terraços? Perguntas como essas se tornaram mais comuns a partir da exigência da nova norma NBR 15.575:2013 - Edificações Habitacionais - Desempenho, publicada no último mês de fevereiro e que passará a ser exigível a partir do próximo mês de julho. É com o objetivo de respondê-las que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou nesta quarta-feira (10) o Desempenho de Edificações Habitacionais - Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15575/2013.
A publicação apresenta, em 15 capítulos, considerações e comentários detalhados sobre os principais conceitos apresentados na nova norma, como conforto tátil e antropodinâmico, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, estanqueidade à água, entre outros.
O texto é ilustrado com desenhos e tabelas que compõem a norma de desempenho, acompanhados de referências nas margens das páginas. Um apêndice com cinco anexos traz ainda esclarecimentos de natureza jurídicas relacionados à NBR 15.575.
A CBIC disponibiliza a versão online do guia orientativo para download gratuito em seu site.
Veja os capítulos do guia:
1. Definições e conceitos
2. Incumbências
3. Requisitos gerais de desempenho
4. Desempenho estrutural
5. Segurança contra incêndio
6. Segurança no uso e na operação
7. Funcionalidade e acessibilidade
8. Conforto tátil e antropodinâmico
9. Desempenho térmico
10. Desempenho acústico
11. Desempenho lumínico
12. Estanqueidade à água
13. Durabilidade
14. Manutenibilidade/gestão da manutenção predial
15. Considerações finais
Apêndice: esclarecimentos de natureza jurídica
Anexo A - Vidas Úteis de Projeto (VUPs) sugeridas para diversos elementos e componentes da edificação
Anexo B - Diretrizes sugeridas para o estabelecimento de prazos de garantia
Anexo C - Gestão da manutenção predial
Anexo D - Referências normativas (normas técnicas a serem consultadas para aplicação da NBR 15.575)
Anexo E - Relação de laboratórios/capacitação para ensaios de desempenho
Serviço:
Desempenho de Edificações Habitacionais - Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15575/2013
Câmara Brasileira da Indústria da Construção
300 páginas
|
Parques sustentáveis com enfoque na sustentabilidade; socioambiental; saúde; longividade; qualidade de vida; Feng Shui; terapia holística e afins.