Ecoturismo
O ecoturismo é um “segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
o ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

Cenários inesquecíveis aguardam por você
São 40 trilhas, localizadas em 19 Unidades de Conservação, divididas em três níveis de dificuldade, para atender os mais diversos públicos e permitir que todos tenham acesso às áreas preservadas, caminhos abertos por colonizadores, ambientes marinhos, corredeira, cachoeiras e praias.
Um programa para todos
Não importa a idade ou a condição física. Qualquer pessoa pode, e deve conhecer as Trilhas de São Paulo. Classificadas em níveis fácil, médio e alto, as trilhas podem ser frequentadas por famílias com crianças, amantes do turismo de aventura, que buscam maiores desafios, ou mesmo por aqueles que só querem uma oportunidade de contemplar a natureza de perto e fugir do estresse da cidade grande. Há, inclusive, trilhas adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção.
40 trilhas, em 23 destinos do Estado de São Paulo
Na capital, no interior e no litoral. As 40 trilhas estão distribuídas em 19 Unidades de Conservação, em 23 cidades diferentes. Com certeza há trilhas que se encaixam perfeitamente no seu perfil! Monte o seu roteiro, arrume a sua mochila e aproveite os benefícios que só a natureza pode lhe proporcionar.
Seja um conhecedor das Trilhas de São Paulo e ajude na conservação as áreas protegidas do Estado e no desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem no entorno dessas regiões.
Conheça as trilhas por nível de dificuldade
Dificuldade Baixa
Estas trilhas podem ser frequentadas por visitantes de qualquer idade e que não praticam atividades físicas com regularidade. Nesta categoria estão incluídas as trilhas adaptadas para pessoas com deficiência.
Trilha do Lago
na Floresta Estadual de Assis
A trilha do Lago é uma experiência da convergência de diversos temas ambientais. O percurso conta com painéis interpretativos e placas de indicação, além de ser uma trilha auto-guiada.
Há dez pontos interpretativos situados na trilha, em moldes de educação ambiental, cada um explica sobre tipo de vegetações,
CerradãoCerradão: fitofisionomia do Cerrado caracterizada por apresentar vegetação arbórea, com árvores em torno de 10 me-tros de altura (podendo atingir até 15 metros)., produções sustentáveis, a importância de preservar o ambiente e etc. O ponto sete destaca as ações do homem na natureza, alertando os visitantes das ações prejudicais que o homem pratica ao ambiente, como o uso indiscriminado de agrotóxicos, a derrubada de árvores para expansão agrária, erosão do solo, contaminação da água e assim em diante.
O objetivo dessa fácil trilha de 1.900 metros, é não só apreciar a vista da biodiversidade no trajeto, mas também conscientizar os visitantes para um manejo responsável dos recursos naturais finitos de nosso planeta. Ao final da trilha, o ponto ‘água: o tesouro da vida’, é uma parada de reflexão sobre o uso adequado da água no cotidiano de cada um.
Ficha Técnica
Floresta Estadual de Assis
Localização: Município de Assis
Endereço: Estrada Assis – Lutécia, km 9
Distância: 432 km de São Paulo
Distância Município/Parque: 13 Km
Acesso: Rod. Castelo Branco (SP-280) / Rod. Engº João Batista Cabral Rennó (SP-225) / Rod. Orlando Quagliato (SP-327) / Rod. Raposo Tavares (SP-270). Até a F. Estadual, Estrada Assis/Lutécia
Extensão: 1,8 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 528m → 543m
Tempo de percurso: 1 hora
Piso da trilha: terra, percurso plano
Características Ambientais: CerradãoCerradão: fitofisionomia do Cerrado caracterizada por apresentar vegetação arbórea, com árvores em torno de 10 me-tros de altura (podendo atingir até 15 metros). / sub-bosque; florestas de pinus
Trilha: autoguiada e monitorada para grupos
Como agendar: na sede da unidade
Fone: (18) 3325-1066 / 3325-1045
E-mail: fe.assis@fflorestal.sp.gov.br
Atrativos da trilha: Represa do Barro Preto II; reflorestamento; observação de aves; forno de fabricação de carvão para demonstração aos visitantes
Horário da Trilha: das 08h00 às 15h00
Horário da Unidade: 08h00 às 17h00;
Atendimento a escolas: até as 16h00
Limitação de usuários: 80 pessoas por dia
OBS: a Unidade oferece hospedagem e outras opções de roteiros ecológicos


Município: Assis
Endereço: Estrada Assis Lutécia, km 9
Acesso: Rod. Castelo Branco / Rod. Engenheiro João Batista Cabral Rennó/ Rod. Orlando Quagliato/ Rod. Raposo Tavares/ Estrada Assis Lutécia
Fone: (18) 3325-1066 / 3325-1045
E-mail: fe.assis@fflorestal.sp.gov.br
Horário da trilha: Das 08h00 às 15h00
Mapa da Trilha do Lago
Dificuldade Média
Estas trilhas exigem forma física mediana para suportar caminhadas que duram, em média, de 3 a 4 horas, com aclives e declives mais pronunciados. É necessária a capacidade de passar obstáculos simples como troncos e pedras. Aconselha-se que o visitante já tenha percorrido algumas trilhas de nível de dificuldade baixo.
Dificuldade Alta
Estas trilhas exigem boa forma física. Não é necessário ser atleta, mas que esteja apto a realizar, em média, de 6 a 8 horas de atividade física, e ter boa desenvoltura para superar obstáculos de diversas dificuldades.