domingo, 24 de fevereiro de 2013

Não basta apenas a inspeção veicular...

Beijing elimina veículos velhos para combater poluição
  2012-12-21 09:18:50  cri


Devido às preocupações com sua qualidade do ar, Beijing intensificou os esforços para eliminar gradualmente os veículos motorizados velhos e altamente poluentes, disse o órgão local de proteção ambiental.
Nos últimos dois anos, 515 mil veículos motorizados obsoletos foram retirados das ruas da cidade, superando a meta de 400 mil veículos estabelecida pelo Plano Quinquenal de Desenvolvimento Municipal (2011-2015), segundo o Departamento de Proteção Ambiental Municipal de Beijing.
Os veículos motorizados contribuem com cerca de 22,2% dos dados da cidade do índice PM2,5, que mede partículas menores que 2,5 micrômetros no ar, e os veículos velhos liberam mais poluentes, disse Fang Li, porta-voz do departamento, citando uma análise sobre as fontes de poluição na cidade.
Beijing está sofrendo com a má qualidade de ar, com a média do índice PM2,5 ficando este ano entre 70 e 80 microgramas por metro cúbico, duas vezes o padrão regulamentado de 35 microgramas por metro cúbico.
Fang disse que os veículos motorizados que estão em uso há mais de oito anos representam cerca de 20% da população de veículos da cidade, mas geram mais de 60% da poluição do ar.
"Eliminar gradualmente os veículos motorizados obsoletos é de enorme importância para diminuir os dados de PM2,5 de Beijing", sublinhou Fang.
Enquanto isso, Beijing vem trabalhando para melhorar a qualidade de seu abastecimento de combustível e aplicar padrões de emissões mais rigorosos.
De acordo com o plano municipal de controle da poluição do ar, Beijing espera implementar o padrão estatal VI de emissões, que é equivalente ao padrão Euro VI, até 2016.
O governo municipal de Beijing também impulsionará o uso de veículos verdes no futuro e ampliará o transporte público para que represente metade de todo o trânsito.
Com o objetivo de diminuir os problemas crônicos de trânsito da cidade, Beijing iniciou um programa de sorteio de placas de automóveis em 2011, que permite a emissão de um máximo de 240 mil novas placas para carros privados por ano. (por xinhua)