08/01/2013 - 19h19
Subprefeito pede bom senso a skatistas e promete adaptações na Roosevelt
RENATA MIRANDA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
A reunião entre o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, representantes da Associação Ação Local Roosevelt e skatistas terminou sem resultados concretos sobre o uso do espaço público na praça, no centro de São Paulo. Uma das ações para resolver o impasse entre moradores e skatistas é a realização de pequenas reformas e instalação de placas que orientem sobre o uso do espaço. O projeto foi pensado na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas não foi colocado em prática.
- 'Cheguei a ficar sem ar', diz jovem estrangulado por GCM em SP
- Skatistas e moradores debatem uso da praça Roosevelt
Renata Miranda/Folhapress |
Skates ficaram do lado de fora da sala de reunião que discute uso do espaço na praça Roosevelt (centro de São Paulo) |
Um prazo para a conclusão dessas obras e o valor estimado que elas custarão, no entanto, não foram estabelecidos pela administração municipal. "Ainda é precipitado estabelecermos um prazo, mas acredito que é algo que deve ocorrer nos próximos meses porque não são obras complexas", disse Barreto.
O encontro desta terça (8), que ocorreu em uma sala da base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) a portas fechadas, funcionou para informar a nova gestão sobre as principais reclamações e reivindicações referentes à praça.
"Foi um evento de posicionamento para informar o subprefeito sobre a atual situação", diz Jader Nicolau Jr., presidente da Associação Ação Local Roosevelt.
Barreto, há menos de uma semana à frente da Subprefeitura da Sé, disse que a solução dos problemas apresentados --como a discussão sobre a prática do skate no local-- é uma das prioridades do órgão a partir de agora.
Até que as obras sejam concluídas, o subprefeito pede que os usuários do espaço usem do bom senso. Segundo ele, as partes envolvidas no impasse precisarão ter boa vontade e tolerância enquanto os problemas são resolvidos.
INCIDENTE
A discussão pelo uso da praça Roosevelt vem desde sua reinauguração no fim de 2012. Um vídeo feito na última sexta-feira (4) flagrou o momento em que ao menos quatro guardas-civis metropolitanos se envolvem em confusão e usam spray de pimenta contra skatistas que andavam no local. As imagens mostram um rapaz sendo imobilizado por um GCM --que não estava fardado.
O guarda, apesar de ter sido afastado, continua exercendo atividade interna, afirmou a inspetora da GCM, Lindamir Magalhães. "Os excessos estão sendo apurados e para todo processo existe um tempo legal", justificou a comandante.
De acordo com ela, a orientação para os guardas que atuam na Roosevelt continua a mesma: evitar o mau uso da praça por parte dos usuários.