05/01/2013
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06h00
Pelo terceiro ano, desempenho de aluno em matemática recua em SP
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1210485-pelo-terceiro-ano-desempenho-de-aluno-em-matematica-recua-em-sp.shtml
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
O desempenho em matemática dos alunos que se formam nas escolas
municipais de São Paulo sofreu ano passado a terceira piora seguida na
avaliação da própria rede.
Assim, o estudante da nona série do ensino fundamental (alunos com 14
anos) possui conhecimento equivalente ao que se espera para um da quinta
série (de 10 anos).
Já em português, a tendência nos dois últimos anos na rede é de melhoria.
A Folha teve acesso aos resultados preliminares da Prova São
Paulo 2012, avaliação aplicada pela prefeitura. O ano passado foi o
último da gestão Gilberto Kassab (PSD).
A média dos alunos em matemática do nono ano recuou nove pontos desde 2009, chegando a 228 (escala até 500).
Para essa série, o ideal é que a nota seja 72 pontos maior (30%
superior), segundo analistas consultados pela ONG Todos pela Educação.
O sistema municipal de São Paulo possui mais de 450 mil alunos no ensino
fundamental, o equivalente a 30% das matrículas na cidade.
Editoria de arte/Folhapress | ||
AVANÇOS
De positivo, a Prova São Paulo mostra que houve forte melhora dos alunos
da terceira série (faixa de oito anos), tanto em português quanto em
matemática.
Na matéria de exatas, a média subiu 18 pontos em apenas um ano, chegando a 155.
Considerando os demais estudantes, houve avanço em português entre 2010 e 2012.
Um dos problemas que afetam o ensino da matemática é a carência de
professores na área, o que pode levar ao aproveitamento de docentes com
formação deficitária.
Educadores da rede dizem ainda que as gestões José Serra (PSDB) e Kassab
priorizaram a alfabetização dos alunos e que não houve programas
incisivos para a matemática.
Em 2006, a prefeitura criou o Ler e Escrever, programa que prevê
formação de professores e materiais didáticos para melhoria da
alfabetização.
"Só recentemente começaram programas para matemática", disse João de
Souza, presidente do sindicato de diretores e coordenadores. "Faz
sentido melhorar a alfabetização, porque ela dá base para tudo. Mas, na
situação que estamos, não podemos deixar nenhuma área de lado."
Na avaliação da antiga gestão Kassab, foram feitas melhorias na rede que
permitirão um avanço rápido nas médias nos próximos anos.
Entre elas, diz, a construção de escolas, que permitiu praticamente
eliminar o "turno da fome" --turmas intermediárias entre o período
matutino e vespertino, que deixavam todos com jornada menor.
Segundo dados da prefeitura, 71% das unidades possuíam esse turno em 2005, número que foi reduzido para 4% no ano passado.
Também são apontadas a introdução do currículo escolar, novos materiais didáticos e política de reajuste salarial.
REVISÃO
Oficialmente, nem os dados de 2011 da prova foram divulgados. A gestão
Kassab apontou inconsistências nos resultados anteriores, pois havia
saltos de um ano para outro.
As médias obtidas pela Folha passaram por revisão técnica de um
especialista externo contratado pela prefeitura, mas a reportagem não
teve acesso às explicações do que foi feito para a correção.