25/12/2012
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05h09
Relatório global prevê era do 'pós-familismo'
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1205610-relatorio-global-preve-era-do-pos-familismo.shtml
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
 O "Admirável Mundo Novo" imaginado por Aldous Huxley está perto de virar
 realidade para o demógrafo americano Joel Kotkin, autor do relatório 
internacional "A Ascensão do Pós-Familismo".
Publicado em 1932, o livro de Huxley pintava uma era na qual laços de 
parentesco eram desencorajados e as palavras "pai" e "mãe", ditas com 
constrangimento.
Para Kotkin, as mudanças demográficas das últimas décadas não deixam 
dúvidas: "Já vejo semelhanças com a ficção: a paternidade está 
desaparecendo e as pessoas se identificam mais com a classe a que 
pertencem do que com a família", disse o demógrafo à Folha. Ele define pós-familismo como uma sociedade centrada no indivíduo.
Países ricos estão na dianteira desse fenômeno mundial de múltiplas 
causas: econômicas (o custo de ter filhos subiu), culturais (a mulher 
quer ter uma carreira antes de ser mãe) e políticas (falta de incentivos
 à maternidade). "O pós-familismo é crítico por resultar de muitas 
tendências. No Japão, o custo de vida é alto. No Irã, os filhos são um 
luxo", ilustra Kotkin.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
A maior parte do levantamento, que envolveu cinco pesquisadores, três 
centros de estudo e dados de todos os continentes, foi feita no leste 
asiático, região de culturas centradas na família. É bem lá que o 
pós-familismo cresce rápido. Segundo o relatório, um quarto das mulheres
 do leste asiático ficarão solteiras até os 50 anos e um terço delas não
 terão filhos.
A queda na fecundidade é uma tendência sem volta inclusive no Brasil. 
Hoje, as brasileiras têm, em média, 1,9 filho; em 1980, a média era 4,4.
Mas, para especialistas brasileiros, o termo "pós-familismo" é 
apocalíptico demais. Se a família margarina (aquela com apenas pai, mãe e
 filhos) já não é mais dominante, novos arranjos proliferam.
"Aumentaram as famílias monoparentais, com apenas pai ou mãe, e os 
casais sem filhos", diz José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de 
Ciências Estatísticas do IBGE.
A demógrafa Simone Wajnman, da UFMG, analisou dados do Censo 2010 
recém-publicados e descobriu que a família estendida, a que inclui 
parentes além do núcleo principal, já corresponde a 26% dos domicílios.
A família está longe de morrer, diz a socióloga Maria Coleta de 
Oliveira, da Unicamp. O que há é mais chance de escolha. "Não há um nome
 para esse momento. A diversidade será cada vez maior."
VÍNCULO DE SANGUE
A futuróloga Rosa Alegria, pesquisadora de tendências da PUC-SP, 
acredita que se está no meio do caminho. "Ainda não há retrato revelado.
 Mas é certo que a família tradicional é passado", diz, arriscando sua 
definição: "Família foi vínculo sanguíneo; hoje é um grupo com 
interesses comuns. No futuro, pode ser um grupo de amigos".
Para o IBGE, família ainda designa pessoas sob o mesmo teto. A 
classificação não contabiliza casos de guarda compartilhada ou de casais
 que moram separados. "Já há uma recomendação da ONU para que os 
critérios de contagem mudem. Pensamos nisso, mas talvez para os próximos
 cinco anos", diz Gilson Matos, estatístico do IBGE.
| Editoria de Arte/Folhapress | 
Se o pós-familismo não é consenso, o crescimento do individualismo é. 
"As pessoas preenchem suas vidas com bens de luxo e alta escolarização. 
Há uma pressão social pelo investimento pessoal", diz Ana Amélia 
Camarano, pesquisadora do Ipea.
Esse individualismo é resultado do próprio modelo de família 
tradicional, segundo o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte. "A família
 moderna tem a função de criar 'indivíduos' autônomos", diz. "Todos 
esses fenômenos atestam não a superação da família, mas a 
individualização. A família, no sentido amplo de rede de parentesco, 
está forte e ativa como sempre."
Segundo a psicóloga Belinda Mandelbaum, professora da USP, as novas 
famílias são pressionadas a reproduzir práticas individualistas e ainda 
sofrem por não se encaixarem no modelo tradicional.
"Há no imaginário social a ideia de que a família tradicional seria 
melhor. Não há melhor ou pior, o que importa é a qualidade dos laços."
Para ela, muitas das novas famílias não têm nada de novo. "Diferem na 
composição, mas repetem o funcionamento tradicional. Em casais 
homossexuais pode haver violência como nos héteros. Nas famílias sem 
pai, um avô ou tio assume a função paterna."
Não sem consequências, analisa Nilde Parada Franch, presidente da 
Sociedade Brasileira de Psicanálise-SP. "O pai ausente pode deixar o 
registro de uma falta importante." Ela diz que o desafio, nesse quadro 
de diferentes agrupamentos, é tolerar as novidades, mas sem banalizá-las
 e sem ignorar traumas e perdas resultantes da revolução. 
25/12/2012
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05h09
Análise: 'Da família do futuro ao futuro da família'
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1205619-analise-da-familia-do-futuro-ao-futuro-da-familia.shtml
DARIO CALDAS
ESPECIAL PARA A FOLHA
Novos estudos colocam uma interrogação sobre o futuro da família. As tendências demográficas são inegáveis. Não é a primeira vez que ocorre nem será a última.
Relatório global prevê era do pós-familismo
Análise: 'Da família do futuro ao futuro da família'
No cerne das mudanças está a mulher e a evolução de seus papeis. Ficou difícil equilibrar tantos pratos, ainda mais diante das dificuldades econômicas. Do lado masculino, o discurso nos últimos anos foi o de que ser homem não é mais prover e procriar. Ao homem moderno cabem os cuidados de si, as experiências na urbe sensorial etc. Some-se o individualismo galopante de vertente hedonista-narcisista e o juvenismo, que nos vendeu a ideia de que é possível e desejável viver em sempiterna adolescência.
Embora o retrato atual seja esse, há um excesso de pessimismo nas previsões sobre o fim da família.
Multiplicam-se sinais de sua renovação. Os jovens seguem expressando o desejo de união (não necessariamente de casamento, mas que importa?) e a maioria das mulheres, se a condição permite, quer filhos.
O anseio por família e casamento dos casais homoafetivos é especialmente relevante, já que essa é uma fatia da população cujo comportamento é tido como precursor.
E se a preservação da espécie continua sendo a pedra de toque do comportamento evolutivo, resta-nos perguntar: o futuro será pós-familiar, como pretendem alguns, ou moderno mesmo será conjugar a família em novos tempos e modos?
DARIO CALDAS
ESPECIAL PARA A FOLHA
Novos estudos colocam uma interrogação sobre o futuro da família. As tendências demográficas são inegáveis. Não é a primeira vez que ocorre nem será a última.
Relatório global prevê era do pós-familismo
Análise: 'Da família do futuro ao futuro da família'
No cerne das mudanças está a mulher e a evolução de seus papeis. Ficou difícil equilibrar tantos pratos, ainda mais diante das dificuldades econômicas. Do lado masculino, o discurso nos últimos anos foi o de que ser homem não é mais prover e procriar. Ao homem moderno cabem os cuidados de si, as experiências na urbe sensorial etc. Some-se o individualismo galopante de vertente hedonista-narcisista e o juvenismo, que nos vendeu a ideia de que é possível e desejável viver em sempiterna adolescência.
Embora o retrato atual seja esse, há um excesso de pessimismo nas previsões sobre o fim da família.
Multiplicam-se sinais de sua renovação. Os jovens seguem expressando o desejo de união (não necessariamente de casamento, mas que importa?) e a maioria das mulheres, se a condição permite, quer filhos.
O anseio por família e casamento dos casais homoafetivos é especialmente relevante, já que essa é uma fatia da população cujo comportamento é tido como precursor.
E se a preservação da espécie continua sendo a pedra de toque do comportamento evolutivo, resta-nos perguntar: o futuro será pós-familiar, como pretendem alguns, ou moderno mesmo será conjugar a família em novos tempos e modos?
DARIO CALDAS é sociólogo e dirige o Observatório de Sinais 
 
