Feira pode abolir sacola plástica e dar a biodegradável
Sindicato dos feirantes estima adesão em 90% e cogita distribuir de graça as sacolinhas que se degradam no ambiente
01 de fevereiro de 2012 | 3h 03
KARINA NINNI - O Estado de S.Paulo
Depois dos supermercados, as feiras livres podem também abolir as sacolas
plásticas na capital paulista. Mas, ao contrário dos mercados, é possível que os
feirantes distribuam de graça as biodegradáveis para o consumidor. Quem afirma é
o presidente do Sindicato dos Feirantes de São Paulo, José Torres Gonçalves.
"Ainda não temos prazo para a implementação da medida, primeiro temos de
falar com o consumidor. Mas não vamos vender sacolinha. Vamos fornecer, de
graça, a biodegradável", diz ele, que garante a adesão de 90% dos
associados.
"Para nós, é um desperdício: o material é caro e não retorna", diz
Gonçalves.
O presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, diz que a ideia de distribuição
gratuita é absurda.
"Não existe matéria-prima para suprir o mercado brasileiro com
biodegradáveis. O Brasil usa, todo ano, 120 mil toneladas de polietileno de
petróleo para fazer sacolas. No mundo todo, a quantidade de plástico
biodegradável produzida não passa de 70 mil toneladas", argumenta.
Ele afirma que São Paulo consome 40% das 120 mil toneladas de plástico usadas
como sacolas. "Hoje só há biodegradáveis nos supermercados porque eles fizeram
estoque. Daqui a 40, 50 dias, vai começar a faltar."
Embora a lei paulistana do fim das sacolas tenha sido julgada
inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de SP, o acordo voluntário entre
governo do Estado e Associação Paulista de Supermercados (Apas) pode alastrar a
'guerra' às sacolas para outros segmentos - e a inevitável cobrança pelas
sacolinhas.
"Há quatro anos tentamos substituir as sacolas plásticas nas padarias, sem
sucesso. O consumidor não lembrava de trazer a retornável", diz Antero Pereira,
presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São
Paulo. "A orientação é só dar a sacolinha quando o cliente pedir. Mas não
descarto a possibilidade de cobrar por elas."
Dúvidas. Valquíria Furlani, assessora jurídica do Sindilojas, diz que hoje,
dos 90 atendimentos diários que faz a associados, 50% são ligações sobre o
acordo da Apas. "Os lojistas acham que têm de abolir as sacolas. Isso deveria
ter sido mais esclarecido junto à população", opina.
01/02/2012 07h01- Atualizado em 01/02/2012 11h08
Após fim das sacolas, mercados improvisam para não perder clientes
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/02/apos-fim-das-sacolas-mercados-improvisam-para-nao-perder-clientes.html
Na região central de SP, mercado dá sacola biodegradável como cortesia.
Em Pirituba, empresário leva as compras de casa em casa sem custo.
saiba mais
O supermercado Master, localizado dentro do Shopping Frei Caneca, na região central de São Paulo, é um dos que aproveitaram o momento para tentar se diferenciar da concorrência. O mercado tirou da boca dos caixas as sacolinhas plásticas. Mas, no lugar, está distribuindo sem custo uma opção ecológica, feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar.“É uma cortesia para os nossos clientes sem tempo determinado para acabar. Nós abraçamos o acordo de retirar as sacolas plásticas e, no lugar, estamos distribuindo essa, que também é ecológica. Caso o cliente queira, ele também pode comprar a sacola de amido de milho por R$ 0,19, além de nossas opções de ecobags”, afirma Fernanda Ruano, analista de recursos humanos do supermercado Master.
A iniciativa parece ter agradado a clientela. A professora Else Lemos diz que resolveu entrar e fazer compras no mercado só por causa das sacolas grátis. “Eu nem ia comprar nada. Estava passando pelo mercado quando vi as pessoas saindo com essas sacolinhas. Daí decidi entrar e comprar”, conta.
conta da estratégia de supermercado que distribui
sacolas biodegraveis grátis (Foto: Renato
Jakitas/G1)
“Depois [que acabar os estoques], não sei. Acho que vamos continuar com as sacolinhas por mais um tempo. Vamos ver como essa mudança vai funcionar nos mercados maiores, nas grandes redes. Vamos ver se os clientes vão assimilar essa modificação”, diz Vanderlei Saraiva Lopes, gerente do supermercado Palmares, localizado na Avenida Mutinga, ponto de grande movimento em Pirituba.
“O nosso cliente quer as sacolas. Acontece que ele não planeja quando vem fazer as compras. Ele passa aqui geralmente a pé e não quer levar o que comprou em uma caixa [de papelão]”, diz Márcio do Santos Barbosa, gerente do supermercado Takara.
Barbosa conta que os estoques de sacolinhas estão para acabar, mas ele pretende encontrar uma solução até lá. “Eu vou hoje mesmo visitar uma rede de supermercados que sei que conseguiu uma sacola biodegradável mais barata e está distribuindo para os clientes. Nossa ideia é, quem sabe, poder fazer isso também.”
Compras em casa
Ainda em Pirituba, o mercado Peri, na Avenida Elísio Cordeiro da Siqueira, não distribui mais as sacolinhas plásticas desde o dia 25 de janeiro e tem pelas paredes da loja cartazes da Associação Paulista dos Supermercados (Apas) explicando a campanha de cunho ecológico. Mas, como alternativa, o mercado colocou em ação uma estratégia para agradar a freguesia: entregar as compras de carro em um raio de até 20 km do estabelecimento. Tudo sem nenhum custo.
O mercado conta com três carros para as entregas e, segundo Miro Correia, responsável pelo serviço, o vai e vem das compras pelo bairro é frenético. “A gente não para. A nossa meta é entregar todas as compras em até 40 minutos após o cliente sair daqui”, diz.