Grupo de trabalho contará com a participação  da população e de empresários de micro e pequenas empresas
Fonte: http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRlVONlYHZETOZlVhN2aKVVVB1TP
Por Regina Xeyla, da Agência Sebrae de  Notícias  
No dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, será  realizada a 1ª reunião da Comissão de Estudos de Sistema de Gestão Ambiental  para as Micro e Pequenas Empresas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas  (ABNT). O grupo irá elaborar um guia para apoiar as pequenas empresas a  atenderem os requisitos da ISO 14001. Trata-se de norma internacional que define  para empresas de todos os setores e portes o que deve ser feito para estabelecer  um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 
A comissão reativou seus trabalhos durante o lançamento  do Centro Sebrae de Sustentabilidade, ocorrido no último mês de abril, em Cuiabá  (MT). De acordo com a gerente do Processo de Normalização da ABNT, Márcia  Cristina, “o objetivo é traduzir a norma já existente para o português com o  foco na micro e pequena empresa. Esse trabalho resultará na ISO 14005”, explica. 
A gerente ressalta que o público  em geral, principalmente empresários de pequenas empresas, podem fazer parte da  comissão. Para isso, basta que o interessado envie um e-mail para o endereço -  cb38@abnt.org.br. Ela destaca que, após ser feita a tradução da ISO  14001, o texto será disponibilizado no site da  ABNT para consulta nacional. “A população terá, no mínimo, 30 dias para  acessar o texto e fazer sugestões, que serão avaliadas pela comissão e agregados  ou não ao documento”. 
Paralelamente ao trabalho de tradução, o conteúdo será  disponibilizado para micro e pequenas empresas, por meio de reuniões itinerantes  pelo país. “A norma por sua essência não é obrigatória, porém quem segue  demonstra ter preocupação com a qualidade do produto e serviço que oferece.  Outras vantagens também estão relacionadas com o aumento da competitividade”,  disse Márcia. 
A analista da área  de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Oliveira Giesbrecht, chama a atenção  para a grande participação dos grandes empresários nas reuniões dos comitês  criados pela ABNT. “Estamos invertendo esse papel. Queremos que as micro e  pequenas empresas também participem desde o início da elaboração do texto. A  proposta é que a norma atenda às necessidades de todos”, afirma Hulda. Segundo  ela, o Sebrae, juntamente com a ABNT, irá realizar pelo menos uma reunião em  cada região para levar informações sobre a ISO 14001.
Sebrae -  EcoAgência

 
