domingo, 2 de outubro de 2011

SP 2040 propõe que todos os paulistanos tenham ao menos um parque a, no máximo, 15 minutos a pé de casa

Paulistanos poderão opinar sobre cidade ideal

Consulta pública vai de quinta a novembro
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0210201106.htm
DE  SÃO PAULO

Os paulistanos poderão opinar sobre sua cidade ideal. A partir de quinta-feira, a prefeitura começa uma consulta pública, pela internet, para a elaboração do plano SP2040, que pretende ser um manifesto por melhorias.
A primeira parte do plano considerou a opinião de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o tema. Agora, o projeto entra em uma nova fase: ouvir moradores.
Até o final de novembro, os paulistanos poderão opinar sobre questões relacionadas a ambiente, a transporte público e à habitação.
Por exemplo, o plano propõe que, até 2040, todos os paulistanos tenham ao menos um parque a, no máximo, 15 minutos a pé de casa.
Também propõe que ninguém deva levar mais do que 30 minutos de transporte público no caminho casa-trabalho. E que todos os rios da cidade sejam recuperados.
O projeto não fala quanto tudo isso vai custar, mas a intenção é aproveitar a valorização do patrimônio trazida pela qualidade. "A questão agora é saber como capturar parte dessa valorização de forma antecipada para fazer as obras necessárias", diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.
Além da internet, a consulta pública será feita também pessoalmente. A partir do dia 20, tendas serão espalhadas pela cidade para receber sugestões ao plano.
Também serão feitas reuniões temáticas e debates em entidades da sociedade civil. Ontem foi no Secovi (sindicato do mercado imobiliário). Na quinta-feira será no movimento Defenda São Paulo.
O plano deve ser concluído até o início do ano. Bucalem diz que a ideia é que o SP2040 seja um projeto "encampado" pela sociedade, de forma que os futuros prefeitos se comprometam a implantar essas diretrizes.

(EVANDRO SPINELLI)