Segundo subsidiária da Petrobras, presença de dutos limita ações de segurança
Autoria e fonte: http://www.copa2014.org.br/noticias/7287/COPA+2014+TERRAPLANAGEM+DO+ITAQUERAO+E+IRREGULAR+DIZ+TRANSPETRO.html
Máquinas trabalham na terraplanagem do Itaquerão(crédito: Diego Salgado/Portal 2014)
Da redação - São Paulo
postado em 15/06/2011 15:53 h
atualizado em 17/06/2011 14:36 h
As obras no terreno de Itaquera, onde o Corinthians pretende construir um estádio para a abertura da Copa de 2014, sofreram novo revés nesta quarta-feira.
Segundo a Transpetro, as tubulações impedem a planificação por conta da irregularidade do terreno. A escavação e o reposicionamento da terra poderiam deixar os dutos expostos ou enterrá-los a uma profundidade que dificultaria ações de segurança em casos de emergência.
Paralisação
O início das obras para remover os dutos, no entanto, deve demorar um pouco mais. Hoje, o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Petrobras pedindo que a empresa paralise a retirada. Os procuradores exigem que o clube assuma os custos da empreitada e que isso fique oficializado em contrato.
Na recomendação, os procuradores também exigem que a Transpetro, subsidiária da Petrobras que gerencia as tubulações, faça uma avaliação técnica para determinar o real valor envolvido na remoção e no reposicionamento dos dutos.
Se as obras de terraplanagem forem interrompidas, São Paulo corre o risco de não entregar sua arena a tempo da Copa de 2014. A Odebrecht estima que o Itaquerão seja construído em 33 meses. Assim, a inauguração ocorreria em março de 2014, a somente três meses do Mundial.