Empresa faz projetos de irrigação personalizados
Vendas crescem 20% ao ano.
Empresário dá treinamento para quem quer entrar no segmento.
Em São Paulo, um empresário desenvolveu um software especial para irrigação. O sistema tem sensores que controlam a abertura e o fechamento dos esguichos de água. Os projetos são feitos de acordo com as necessidades de cada cliente.
A empresa de Danny Braz projeta e instala sistemas de irrigação automática. O negócio foi montado em 1990. Segundo ele, é um segmento em alta: a irrigação planejada ganha mercado porque ajuda a economizar água e preservar o verde.
“A sustentabilidade tem tudo a vê com esse tema, até inclusive tem prédios fazendo com normas de credenciamento por selos de sustentabilidade”, diz Braz.
O empresário investiu R$ 20 mil começar o negócio. Ele usou o dinheiro para montar um escritório e fazer um curso técnico nos Estados Unidos. Um software desenvolvido pelo empresário ajuda a calcular a quantidade de canos e água necessários para cada projeto de irrigação.
O projeto de irrigação é feito com canos embaixo da terra e aspersores, uma espécie de esguicho que simula chuva artificial. O sistema é gerenciado por um controlador, importado dos Estados Unidos: basta programar e o acionamento do sistema é automático. Alguns modelos são ligados a estações meteorológicas, que regulam a quantidade de água de acordo com o clima.
“Se chover, ele lê as informações climáticas das ultimas 24 horas e corrigi e te faz um download pra te irrigar só o que você precisa repor”, explica Braz.
O empresário dá treinamento para quem quer entrar nesse segmento. O curso para instaladores, por exemplo, dura três dias e custa R$ 300.
“A gente ensina a pessoa instalar, eventualmente projetar se quiser. Se não tiver como fazer projeto, que é uma coisa mais técnica, nós fazemos o projeto e fornecemos isso pro pessoal, nós damos todo o apoio pra que a pessoa abra um negócio e seja uma revenda nossa”, diz.
Carlos Moraes, dono de uma empresa de montagem de irrigação, fez o curso e hoje instala projetos. A agenda dele é cheia. “Aqui a gente aprende a ler projetos, até lidar com cliente também”, diz ele.
A empresa de Danny Braz faz três projetos de irrigação por mês. As vendas crescem 20% ao ano. É na estação seca que a procura é maior: chega a triplicar.