quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sistema construtivo e a redução de emissão de gás carbônico

9/Maio/2011

Construtora cria programa para redução de emissão de gás carbônico


Even teve como principal desafio criar e adaptar uma metodologia que permitisse medir os níveis de emissão de CO2 por metro quadrado



autoria: Mauricio Lima



A construtora e incorporadora Even criou um programa para a redução da emissão de gás carbônico na construção civil. O programa, criado após a conclusão do inventário de carbono da empresa, teve como grande desafio criar e adaptar uma metodologia que permitisse medir os níveis de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
"A construção civil tem algumas peculiaridades, como os longos ciclos de produção e diferentes estágios de obras. Por isso, tivemos de desenhar um método que refletisse a dinâmica do segmento", afirma Silvio Gava, diretor Técnico e de Sustentabilidade da Even.
Segundo Gava, o objetivo é fazer com que o setor foque mais na questão da emissão do gás carbônico. De acordo com os estudos, são emitidas 0,275 t de CO2 por metro quadrado construído por ano. Desse total, mais de 99,9% está relacionado às emissões do escopo 3, que ocorrem fora da empresa, mas estão relacionadas à sua atividade, ou seja, na fabricação e no transporte dos materiais.
Segundo a empresa, o valor muda de acordo com o sistema construtivo utilizado:





A partir desses dados, a Even deverá desenvolver um plano e promover as primeiras ações para reduzir a emissão de gás carbônico no processo construtivo ainda este ano. "Vamos mapear onde estão as oportunidades de redução e buscar as medidas mais eficientes juntamente com nossos fornecedores", afirma Grava.
O projeto contou com o apoio da consultoria Ativos Técnicos e Ambientais (ATA) e segue as diretrizes da ISO 14.064-1, norma voltada a padronizar os sistemas de quantificação das emissões de gases de efeito estufa.