Fórmula Indy tem compensação ambiental
fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2455
Postado em 02/05/2011 ás 16h19
Segundo a organização, quatro mil  árvores serão plantadas para zerar as emissões da etapa de São Paulo da Fórmula  Indy. (Imagem: cauin.com.br)
A organização da Fórmula Indy e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab,  fizeram um acordo com o intuito de zerar a emissão de carbono gerada pelo evento  e assim fazer a compensação pelos danos ambientais causados pela prova.
Os organizadores terão que doar verbas para que a Secretaria Municipal do  Verde e do Meio Ambiente fique encarregada de escolher quais áreas da cidade  serão beneficiadas com novas estruturas ambientais.
Segundo o chefe operacional da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Daruiz  Paranhos, o evento também incentiva o programa Carbon Free para que as 760  toneladas de gases poluentes emitidas antes, durante e após a realização da  prova seja reduzida. "Além de proporcionar um grande espetáculo para mais de 120  países, nosso compromisso é oferecer uma compensação ambiental que não só  neutralize os gases que foram emitidos, mas que vá muito, além disso, oferecendo  à cidade novas áreas verdes e a geração extra de oxigênio e de ar limpo",  afirmou Paranhos em entrevista à Rede Bandeirantes. Segundo a organização,  quatro mil árvores serão plantadas.
Uma empresa foi contratada para avaliar os danos causados ao meio ambiente,  calcularam os transportes de carga e construção utilizados em todas as  operações, analisaram as atividades de, aproximadamente, cinco mil pessoas que,  de alguma forma, estão ligadas na produção. Os 26 carros de corrida são movidos  a etanol, isso significa uma redução significativa das emissões, em relação aos  combustíveis fósseis.
A Fórmula Indy, realizada no Circuito Anhembi, Zona Norte de São Paulo,  deveria ter sido realizada no último domingo (1), porém devido à chuva  torrencial que atrapalhou a corrida, a prova foi adiada para a manhã desta  segunda-feira (2), que foi finalizada com vitória do australiano Will Power.
Redação CicloVivo

 
