| As várias faces da Sustentabilidade 29/04/2011
 
 
 Fonte: http://www.aecweb.com.br/artigo/comunidade/4026/newton-figueiredo/as-varias-faces-da-sustentabilidade.html
 
 Autoria: Newton Figueiredo  Newton Figueiredo é engenheiro naval e Presidente do  Grupo SustentaX. Conselheiro de várias instituições ligadas aos setores de  energia e racionalização de recursos, Newton também é membro fundador do  Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis e do Green Building Council  Brasil.
 
 
 
 Sustentabilidade  está se tornando um tema, cada vez mais, recorrente, porém, várias vezes,  tratado com superficialidade sem, de fato, trazer para a discussão seus  benefícios e traduzindo-se na maioria das vezes, como simples práticas  ambientais para proteção do planeta.E  isso ocorre em, praticamente, todos os setores, no supermercado, quando nos são  oferecidos produtos ditos sustentáveis, apenas porque possuem embalagem  reciclável, ou então, ao buscarmos um imóvel e nos deparamos como diferenciais  de sustentabilidade apenas caixas coletoras de pilhas. Absurdos, sim, mas que  são levados a sério por milhares de pessoas motivadas pela boa  vontade.
 A  sustentabilidade tem várias faces, a começar pela sustentabilidade individual. O  objetivo da sustentabilidade individual é a felicidade. Para tanto, há a  necessidade e de atendimento a alguns parâmetros de renda, alimentação, moradia,  mobilidade etc... Quando vista sob a ótica da família, a sustentabilidade, além  da felicidade busca a harmonia da convivência. Se estamos pensando em um  condomínio, em uma comunidade ou bairro, a sustentabilidade para ser alcançada  passa a ter o objetivo da qualidade de vida e do respeito mútuo. Quando se fala  em sustentabilidade da cidade, outros aspectos como saúde, transporte, educação,  resíduos, poluição passam a estar incorporados. Quando falamos em  sustentabilidade da humanidade estamos tratando de assuntos ligados à segurança  alimentar, de energia, de água, de paz e de preservação dos recursos para as  futuras gerações. E o que seria a sustentabilidade  empresarial?
 Sustentabilidade  empresarial é sinônimo de garantir rentabilidade e perenidade da empresa com  equilíbrio entre decisões econômicas e o respeito pela sociedade. Muitas vezes,  confunde-se sustentabilidade empresarial deixando de lado o componente econômico  e parte-se para ações não sustentáveis focadas apenas nos aspectos  socioambientais. Sustentabilidade corporativa significa gerar valor para a  empresa e para a sociedade. Essa confusão de conceitos é que tem feito com que  algumas empresas se encontrem frustradas com seus esforços na direção do que ela  entendia, erradamente, como sustentabilidade. Outro erro comumente cometido é o  da dispersão de ações ditas sustentáveis sem uma coordenação que gere uma  resultante em benefício da empresa.
 Assim,  cabe reforçar alguns pontos chaves para os empreendedores que buscam a  sustentabilidade de seus negócios:
 Eficiência.  No caso dos lojistas, a escolha de um ponto em um shopping que tenha uma gestão  sustentável é fundamental, com equipamentos eficientes, como elevadores, escadas  e metais sanitários. Com isso estará buscando ter maior rentabilidade para seu  negócio, pelos menores custos condominiais, e maior responsabilidade para com  seus clientes e para com a sociedade, pelos menores impactos  ambientais.
 Evitar  desperdícios.  Avalie bem antes de comprar, para minimizar os riscos de encalhe de mercadorias.  Os maiores inimigos da sustentabilidade empresarial são a baixa produtividade e  os desperdícios. É o óbvio, mas às vezes nos esquecemos deles e decidimos por  impulsos emocionais. Ouvir os clientes é uma obrigação para garantir que seus  produtos e serviços sejam desejados.
 Aprazibilidade.  Desenvolva um ambiente que seja atraente para os clientes, agradável e  aprazível. Atraia os clientes pela aprazibilidade de sua  loja.
 Fornecedores  responsáveis.  Escolha fornecedores que também estejam engajados de forma séria em garantir  produtos menos tóxicos, extraídos e produzidos com responsabilidade  socioambiental.
 Regionalidade.  Dê preferência para produtos produzidos em sua região. Isso colabora para  aumentar o nível de emprego e reduzir os problemas sociais e a criar um ambiente  mais agradável de convivência. Evite a compra de produtos artesanais produzidos  em outros países. A compra de produtos de baixa tecnologia de outros países  diminui o recolhimento de impostos e estimula o desemprego e a falta de  infra-estrutura pública.
 Garantia  de Sustentabilidade.  Materialize seu discurso de responsabilidade para com seus clientes destacando a  oferta de produtos que tenham a sustentabilidade garantida por selos de terceira  parte, no caso da madeira, FSC ou Cerflor; para equipamentos eletroeletrônicos,  o Selo Procel, para materiais de construção e decoração, o Selo Sustentax de  Qualidade e Sustentabilidade.
 Comunicação.  Informe o consumidor destas iniciativas. O cliente precisa ter a percepção de  que tudo está sendo feito para que ele se sinta muito bem no ambiente e que será  informado para que tome a melhor decisão para ele. Mas, atenção: tenha práticas  consistentes para comunicar. Não crie falsas expectativas e jamais se deixe  levar pela maquiagem verde.
 E,  finalmente, lembre-se: sua obrigação como empresário é garantir rentabilidade e  perenidade para o seu negócio, com visão de curto, médio e longo prazos. Não se  esqueça que investidores e consumidores já estão dando preferência para aqueles  que conseguem gerar o lucro de forma responsável para a sociedade visando  mitigar riscos para todas as  partes.
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