terça-feira, 8 de março de 2011

Reengenharia no combate a dengue: Só mosquitos machos!

O exterminador(de dengue) do futuro


06/03/11



Ah o Aedes aegypti… sempre ficando famoso nos verões junto com os futuros-ex-BBB e hits de carnaval. Todo ano é a mesma história, propagandas e mais propagandas pedindo para que a população não facilite pra ele. Mas esta praga (ao menos esta) parece ter solução.

A bióloga Margareth Capurro, da USP, estuda uma nova técnica de combate à dengue que vai usar um mosquito transgênico para acabar com todos os outros.



Como?



Primeiro lembre-se que só as fêmeas do mosquito se alimentam de sangue humano. Então elas são os alvos.



Segundo os pesquisadores, o mosquito (macho) modificado usará material genético das moscas-de-frutas, as drosófilas, e isso os torna mais atraente sexualmente para galantear as fêmeas do Aedes aegypti. E aí, graças ao material genético escolhido, elas só terão filhos homens. Isso, depois de algum tempo, vai acabar com a espécie, mandando-a direto para a extinção.



Além disso, os machos que vão nascer também morrerão antes de chegar à fase adulta, para evitar uma possível superpopulação de machos.



O projeto já foi aprovado pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) e, por enquanto, só a cidade de Itaberaba (Bahia) está servindo de palco para os testes. Lá foram liberados mais de 10 mil mosquitos transgênicos e outros 50 mil devem ser soltos. Pelas contas dos cientistas, os resultados devem aparecer a partir do 18º mês.