segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ler e escrever na web é diferente?


Ler e escrever na web é diferente? (Parte I e II)


Como você encontra informações relevantes na web?

Temos que admitir que é inviável ler tudo que encontramos durante nossa busca pela informação. Para encontrar o livro certo não precisamos ler toda a biblioteca. Na Web também é assim, não precisamos ler um texto inteiro para saber se ele é útil.
Rolamos páginas em sites, redes sociais, fazemos buscas, tudo rapidamente como se estivéssemos folheando as páginas de uma revista ou passando o olho em um jornal.
Analisamos a superfície atrás de algo que finalmente indique: encontrei o que estava procurando.
Essa análise superficial que fazemos é o momento crucial entre o sucesso e o esquecimento de uma publicação na web.

O que nos faz considerar um conteúdo valioso ou irrelevante?

Inundados pelo excesso de informação, como suprimos nossas necessidades com o conteúdo produzido na web?
Confira o primeiro dos dois vídeos repletos de técnicas simples de otimização para seu texto, explicadas por Rafael Costa, fundador do JusBrasil.



Agora que conhecems o comportamento dos nossos leitores e como a informação é buscada na internet, vamos seguir para o próximo passo.
Ser encontrado é apenas o primeiro passo na jornada diária em busca de se conectar com nossa audiência.

Você conseguiu a atenção que queria, e agora?

Na Era do déficit de atenção, causado pela constante excesso de informação a que somos exposto, precisamos explorar todas as possibilidades para melhorar a absorção do conteúdo que criamos.
Já sabemos que o leitor faz uma leitura “SCAN em F”, mas qual o tamanho do texto ideal? Posso escrever em CAIXA ALTA? Qual o impacto das imagens nas publicações?
As respostas para as perguntas acima são respondidas no segundo vídeo abaixo: